Pular para o conteúdo principal

Divulgação científica

Igor Sacramento: uma voz inovadora na pesquisa de comunicação em saúde

No campo interdisciplinar da saúde coletiva, a voz do pesquisador Igor Sacramento, doutor em Comunicação e Cultura e figura proeminente no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), ecoa com originalidade e sensibilidade. Como editor da revista RECIIS, Sacramento não só influenciou a pauta acadêmica, mas também propôs um olhar inovador para as complexas intersecções entre comunicação, memória e saúde.

Popularização da ciência é destaque na SBPC com a presença do INCQS

Recife (PE) – A 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em julho no Recife, foi palco de iniciativas voltadas à popularização da ciência e ao fortalecimento da relação entre instituições científicas e a sociedade. Entre as ações promovidas pela Fiocruz, a divulgação da revista Visa em Debate, do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), teve papel de destaque.

Artigo derivado é inédito? O posicionamento da Abrasco e os desafios da ciência aberta

A publicação do posicionamento do Fórum de Editores de Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), no final de junho, sobre a prática do ineditismo na publicação científica e a defesa do livre acesso a teses e dissertações, reacendeu uma tensão em torno do critério de ineditismo adotado por periódicos científicos na disseminação dos resultados da produção acadêmica.

CSP: Acesso a leitos hospitalares, assistência farmacêutica e saúde mental de pessoas idosas são destaques da edição

Neste mês, o Editorial aborda os desafios da internacionalização do conhecimento nos países do Sul Global. A concentração editorial, a barreira linguística e a validação desigual dos saberes são alguns dos obstáculos destacados pelas Editoras-chefe. O texto ressalta a necessidade de uma internacionalização mais justa e multipolar, que amplie o acesso, a diversidade e a relevância do conhecimento.

Revista Memórias dá um passo revolucionário na promoção da ciência aberta

A revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz,  que em 2025 celebra 125 anos e é uma das mais importantes publicações científicas internacionais sobre doenças infecciosas, deu um passo decisivo na promoção da ciência aberta: publicou no final de maio no site do periódico dois primeiros artigos com revisão por pares aberta (leia os artigos

Revistas predatórias, poluição do ar e teste rápido de chikungunya: os destaques de março em CSP

Editorial do mês de março em CSP alerta para os perigos das revistas predatórias e suas práticas mais comuns, como a criação de páginas web com informações falsas sobre editores e índices de impacto inventados. O manuscrito destaca também ferramentas como checklists e guias elaborados por instituições científicas, que orientam sobre critérios seguros para avaliar onde publicar. “No fundo, a questão é mesmo essa: a apropriação do trabalho de cientistas por editoras comerciais.