PrInt Fiocruz-Capes aumenta o valor de recursos para publicação de artigos científicos em periódicos de acesso aberto

26/03/2020
Portal de Periódicos Fiocruz

Como incentivo à internacionalização da produção acadêmica, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) abriu, em janeiro deste ano, uma chamada interna para auxílio à publicação de artigos científicos em periódicos de acesso aberto. A chamada é voltada para artigos de autoria de professores ou em autoria conjunta de alunos e professores de Programas de Pós-graduação inseridos no Programa Institucional de Internacionalização (PrInt Fiocruz-Capes).

Hoje (26/3), a chamada foi alterada, ampliando a concessão de recursos em R$ 100 mil para esta finalidade ao longo de 2020. Ou seja, agora o recurso total é de R$ 300 mil. O auxílio é uma iniciativa da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), por meio da Coordenação Geral de Educação (CGE).

Estímulo à pesquisa de qualidade

Para receber o auxílio, é necessário que os artigos já tenham sido aceitos para publicação em revista científica com avaliação igual ou superior a Qualis B1, conforme avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O financiamento só será concedido a publicação em periódicos científicos que atendam à Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz.

Os resultados da pesquisa devem estar vinculados a uma ou mais redes do PrInt Fiocruz-Capes (Ricei, Ricroni, Rides), além de serem publicados em inglês em revistas internacionais ou nacionais. No caso de periódicos científicos nacionais, somente serão aceitas publicações em que pelo menos um coautor seja afiliado a instituição no exterior.

Acesse o documento e saiba mais.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.