Papos Periódicos: Fiocruz promove encontro sobre divulgação científica no dia 3/6

02/06/2020
Flávia Lobato (Portal de Periódicos Fiocruz)

A Ciência viralizou: e agora, como faz, comunicação?! E de que forma evitar uma “infodemia”, ou seja, que informações falsas se repliquem, circulem por aí, afetando a vida de todo mundo? Divulgação científica é a nossa prática, por aqui. E, claro, a gente adora aprender com quem pesquisa o assunto. Por isso, o Fórum de Editores Científicos da Fiocruz e o Portal de Periódicos Fiocruz promovem os Papos Periódicos, nesta quarta, dia 3 de junho. As convidadas do segundo encontro são Luisa Massarani (coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia) e Thaiane de Oliveira (coordenadora do Fórum de Periódicos e Comunicação Científica, da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal Fluminense).

Quem abre o evento é a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado. A mediação será da editora executiva Elisa Silveira, da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis). O encontro que reúne os editores em torno de discussões atuais e importantes para as revistas científicas, é aberto ao público, online, não sendo preciso se inscrever antes.

Segundo Elisa, que é membro do Conselho Editorial do Fórum, a iniciativa se alinha à Política de Acesso Aberto ao Conhecimento e às diretrizes da instituição para a popularização da ciência. "A Fiocruz acaba de celebrar 120 anos e o Portal de Periódicos completou 5 anos. Uma das formas de comemorar é continuar contribuindo para o debate sobre o acesso à informação científica e sobre a circulação do conhecimento — tanto entre a comunidade acadêmica quanto entre um público mais amplo. As reuniões abertas do Fórum nos dão a oportunidade de ampliar esse debate e aprimorar a forma de realizar o nosso trabalho”, diz a editora.

As palestrantes vão abordar temas que estão na ordem do dia, como: contexto brasileiro da divulgação científica, crise do conhecimento e de confiança na ciência, controvérsias e midiatização. E, claro, Luisa e Thaiane vão compartilhar algumas experiências, apresentando brevemente estratégias para orientar planos de comunicação, a fim de superar crises e aproveitar oportunidades.  Uma verdadeira aula, aberta e imperdível. Saiba mais e participe!

Cientista-chefe da OMS: “Cientistas têm que aprender a usar linguagem leiga para se comunicar”

O termo “infodemia”, ou seja, uma pandemia de informações falsas, foi usado recentemente pela cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, referindo-se ao contexto da Covid-19. Durante o evento em celebração ao aniversário de 120 anos da Fiocruz, ela falou sobre a importância de pesquisadores e cientistas se comunicarem de forma clara, para que todas as pessoas sejam capazes de entender as mensagens sobre saúde. “A OMS publica vídeos explicando o que é verdade e o que é falso sobre esse vírus [novo coronavírus], nós conseguimos comunicar muito. Temos conferências de imprensa três vezes por semana. É importante que os cientistas tenham a voz, mas as pessoas leigas não entendem, então temos que aprender a usar a linguagem leiga para comunicar”, afirmou.

PAPOS PERIÓDICOS | DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Reunião do Fórum dos Editores Científicos da Fiocruz, aberta ao público.
Dia 3/6 (quarta-feira), das 13h às 15h.

Abertura
Cristiani Vieira Machado (vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz).

Palestrantes

  • Luisa Massarani: coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, e pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Saiba mais sobre ela.
  • Thaiane de Oliveira: doutora em Comunicação Social e Coordenadora do Fórum de Periódicos e Comunicação Científica, da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal Fluminense. Saiba mais sobre ela.

Evento online transmitido pela plataforma Zoom
Link: https://zoom.us/j/92251003813
ID: 922 5100 3813
Não é necessário se inscrever antes.
Capacidade da sala: 300 participantes.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.