saúde pública

Editora de Cadernos de Saúde Pública avalia mudanças da revista em 2022

Em 2021, o Cadernos de Saúde Pública (CSP) passou a buscar uma comunicação para além dos pares. Vídeos e podcasts de divulgação dos artigos publicados, ampliação do uso das redes sociais e avaliação da comunicação científica integraram o cotidiano da revista. Em 2022, terá um novo site, mais dinâmico e interativo, com maior visibilidade para autores e para o público acadêmico. Também vai avançar na temática da Ciência Aberta, por exemplo, em relação aos preprints. Além disso, quer conhecer os autores, segundo gênero, raça/cor e idade.

Português, Brasil

Josué Laguardia debate Ciência Aberta e Governo Aberto na pandemia

Saúde é democracia – logo, abertura ao conhecimento. Na crise sanitária, a pauta está na ordem do dia: no dia 18 de junho, às 14h, acontece o 2º Encontro Nacional de Ciência Aberta e Governo Aberto. No webinar, que terá transmissão online, será discutido o papel deste movimento face à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e questões relativas ao 4º Plano de Ação Brasileiro (2018-2020) da Parceria pelo Governo Aberto (Open Government Partnership - OGP).

Português, Brasil

Pedro Gabriel Delgado e a nova política de saúde mental: "O modelo de atenção psicossocial no Brasil está em jogo"

A Reforma Psiquiátrica foi um dos movimentos sociais que marcaram mudanças significativas na saúde no Brasil. No mês em que se celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18/5), o Portal de Periódicos Fiocruz apresenta uma entrevista com Pedro Gabriel Delgado, professor do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Português, Brasil

Maria do Carmo Leal

Nascendo no Brasil, uma entrevista com a professora Maria do Carmo Leal. Duas das editoras dos Cadernos de Saúde Pública, Marília Sá Carvalho e Luciana Dias de Lima, conversaram com a docente do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).

Português, Brasil

José Paranaguá de Santana

O professor e médico José Paranaguá de Santana

Referência em saúde comunitária, saúde internacional e bioética, o professor e médico José Paranaguá de Santana considera expressivas as mudanças na saúde pública brasileira em relação a três décadas, mas ainda insuficientes, face ao atraso em políticas sociais. Paranaguá acredita que a hora é de reanimar os ideais e reforçar a busca de estratégias e instrumentos para que o Sistema Único de Saúde (SUS) prosseguir na trilha da Reforma Sanitária.

Português, Brasil
Subscrever RSS -  saúde pública