Tabagismo é tema de artigos e entrevista dos periódicos científicos da Fiocruz

29/08/2023

O tabagismo é o ato de consumir produtos provenientes do tabaco. Atualmente, mais de 50 tipos de doenças podem ser associados ao uso do fumo, tais como doenças cardiovasculares, diversas formas de câncer, assim como doenças respiratórias. No Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, o Brasil procura conscientizar e mobilizar a população sobre riscos do uso do cigarro e seus derivados e de seus impactos na saúde.

Dia Nacional de Combate ao Fumo 2023 – Observatório do Tabaco

De acordo com o Observatório do Tabaco da Fiocruz, em 2023, o tema nacional é "Sabores e Aromas em Produtos Derivados de Tabaco: Uma Estratégia para Tornar a População Dependente de Nicotina." O Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da Fiocruz (Cetab), publicou uma nota técnica sobre o assunto chamada “Aditivos em produtos de tabaco: uma estratégia para tornar a população dependente de nicotina.” O tema mostra a preocupação com a utilização de aditivos para tornar os produtos mais atraentes ao consumo, o que também pode torná-los mais perigosos.

Pandemia de tabagismo

Sabendo que o tabagismo pode ser considerado uma pandemia e que o combate ao fumo deve ser constante, é importante conhecer estratégias que já funcionam, assim como analisar o que funcionou ou não no passado sobre o fumo para entender as novas estratégias utilizadas pela indústria do tabaco para aumentar o consumo dos derivados do tabaco. Quem fala sobre a recente pandemia do tabagismo é o professor de História da Medicina da Universidade de Harvard, Allan M. Brandt, em entrevista de 2018 para a HSC Manguinhos.

Embalagem genérica de fumo

Dentre as atuais estratégias utilizadas no combate ao fumo, o artigo “A embalagem genérica de produtos fumígenos derivados do tabaco e seu reconhecimento pela OMC como uma medida de política pública legítima para a proteção da saúde” escrito por Wolney da Cunha Soares Junior e publicado no CIADS em 2020 analisa o conceito da embalagem genérica de produtos do fumo e o alcance da decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC) para países que pretendem debater a adoção de medidas semelhantes.

Controle do tabaco no Brasil

Como o combate ao tabagismo requer ações de diferentes atores sociais, outro destaque dos periódicos científicos da Fiocruz é o suplemento de 2017 de Cadernos de Saúde Pública (CSP) sobre o tema, que mostra os desafios e avanços na bem-sucedida política brasileira de controle do tabaco.

É necessário entender os casos de sucesso e os de fracasso no combate ao fumo, assim como prestar atenção em novas formas de consumo do tabaco, para o Brasil manter-se com um controle do tabagismo a partir de uma política que pode ser modelo para o mundo.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.