Reciis recebe artigos sobre trabalho em plataformas digitais e saúde até 30 de junho

31/05/2022
Roberto Abib (Reciis)

Você desenvolve estudos sobre o quanto a dinâmica do trabalho em plataformas digitais afeta a garantia de direitos e saúde do trabalhador? Essa é uma das questões que a Reciis pretende abordar no dossiê Trabalho por plataformas digitais e saúde, que está com chamada pública aberta para submissão de artigos - em português, inglês e espanhol - até o dia 30 de junho.  A publicação está prevista para outubro/dezembro de 2022.  A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) é editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz).

De acordo com os editores convidados, um dos principais objetivos do dossiê é compilar estudos sobre a intersecção entre saúde e trabalho em plataformas digitais, entendendo a urgência em analisar a saúde e bem-estar dos trabalhadores nesta dinâmica laboral a fim de prefigurar possibilidades futuras relacionadas à saúde nessas dinâmicas digitais de trabalho. Por isso, há interesse em propostas que enfatizem os seguintes eixos temáticos:

  • Saúde de trabalhadores por plataformas em diferentes setores;
  • Segurança e saúde no trabalho por plataformas nas ruas: motoristas, entregadores, shoppers;
  • Trabalhando de casa: trabalho remoto, microtrabalho e trabalho reprodutivo;
  • Trabalho doméstico e setor de beleza;
  • Intersecções de gênero, raça, casta, classe, idade, sexualidade e outras dinâmicas no impacto de condições de saúde dos trabalhadores por plataformas;
  • Perspectivas decoloniais sobre trabalho por plataformas e saúde;
  • Além de perspectivas da "invisibilidade" e do "oculto" para compreensão do trabalho por plataformas e saúde;
  • Doenças crônicas, deficiência e capitalismo de plataforma;
  • Saúde mental, direito à desconexão e trabalho por plataformas;
  • Saúde mental e capitalismo de plataforma;
  • Plataformização dos trabalhadores da saúde e trabalhadores de cuidados médicos;
  • Tecnologias e métricas de vigilância na saúde e monitoramento por plataformas durante a pandemia de covid-19;
  • Biopolítica e capitalismo de plataforma antes e durante a pandemia;
  • Assédios organizacionais, morais e sexuais no trabalho por plataformas digitais;
  • Trabalho decente em plataformas digitais e o papel da saúde;
  • Saúde de trabalhadores por plataformas e políticas públicas.

Sobre os editores convidados:

Rafael Grohmann Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP); Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Coordenador do Laboratório de Pesquisa DigiLabour. Coordenador no Brasil do projeto Fairwork, vinculado à University of Oxford; Diretor Científico da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS); Diretor da Labor Tech Research Network e Membro do Conselho Científico do Center for Critical Internet Inquiry (C2i2), University of California, Los Angeles (UCLA). Tem experiência, principalmente, nos seguintes temas: trabalho em plataformas; plataformização do trabalho; cooperativismo de plataforma; dataficação; comunicação e trabalho; trabalho de comunicadores; teorias da comunicação; circulação de sentidos.

Noopur Raval - New York University (NYU)

Doutora em Filosofia pela University of California, Irvine. É pesquisadora de pós-doutorado no AI Now Institute da New York University Suas pesquisas são interdisciplinares na interseção da Ciência da Informação, Antropologia e Estudos Científicos. Suas experiências de pesquisa estão voltadas à análise do trabalho e as transformações urbanas por meio de plataformas de trabalho e tecnologias de IA.

Kruskaya Hidalgo Cordero - Central European University (CEU)

Pesquisadora e ativista feminista com mestrado em Estudos de Gênero pela Central European University (CEU). Atualmente é coordenadora de projetos da Friedrich-Ebert-Stiftung (FES-ILDIS)- Equador na área de sindicalismo e feminismo. Suas experiências de pesquisa são: trabalho remunerado em casa, estudos decoloniais e economias de plataforma/trabalho digital.

Normas e preparação de artigo

A Reciis é um periódico interdisciplinar trimestral de acesso aberto, revisado por pares e sem ônus para o autor. Recebe textos em fluxo contínuo e também em chamadas públicas para dossiês temáticos. Publica textos inéditos de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde; em português, inglês ou espanhol. 

Ao submeter o trabalho, é necessário preencher a categoria Dossiê ‘Trabalho por plataformas digitais e saúde’

Outras informações na seção Notícia no site: www.reciis.icict.fiocruz.br. As normas do periódico podem ser consultadas na seção Preparação do artigo.

No caso de dúvidas, escreva para o e-mail: reciis@icict.fiocruz.br

Acompanhe a gente pela nossa página do Facebook (ReciisIcictFiocruz) e pelo perfil do Instagram (@reciis_fiocruz).

 

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.