Novo Coronavirus

Leia em Memórias: novo coronavírus circulou por até quatro semanas, sem ser detectado na Europa e Américas

Uma pesquisa liderada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) aponta que a circulação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) foi iniciada até quatro semanas antes dos primeiros casos serem registrados em países da Europa e das Américas. O estudo, que utiliza uma metodologia estatística de inferência a partir dos registros de óbitos, indica que, enquanto os países monitoravam os viajantes e confirmavam os primeiros casos importados da Covid-19, a transmissão comunitária da doença já estava em curso.

Português, Brasil

Pesquisadores da Fiocruz registram imagens do momento exato da infecção em célula pelo novo coronavírus

Enviado por aluisiomarques em Qui, 09/04/2020 - 00:00

 

Imagens de microscopia eletrônica de transmissão produzidas pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) mostram, em detalhe, o momento exato em que uma célula é infectada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). O registro, inédito no Brasil, foi obtido durante estudo que investiga a replicação viral do SARS-CoV-2 — sendo conduzido pelos pesquisadores Débora Barreto e Marcos Alexandre Silva, do Laboratório de Morfologia e Morfogênese Viral, e Marilda Siqueira, Fernando Mota, Cristiana Garcia, Milene Miranda e Aline Matos, do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo.

Português, Brasil

Cadernos de Saúde Pública discute a emergência do novo coronavírus e o papel da vigilância nacional em saúde

Em sua edição atual, a revista Cadernos de Saúde Pública (vol. 36, n. 3, mar/2020) aborda a conjuntura pouco favorável, na ciência e na saúde, no Brasil e no mundo. "Mas ao enfrentarmos momentos como esse, descobrimos energias novas e renováveis, para resistir e agir”, escrevem as editoras do periódico científico Marilia Sá Carvalho, Luciana Dias de Lima e Cláudia Medina Coeli, no editorial Resistência e esperança.

Português, Brasil
Subscrever RSS - Novo Coronavirus