Sustentando os pressupostos da agroecologia, os pequenos produtores(as) organizados em suas associações e movimentos têm buscado outra matriz produtiva no cultivo de alimentos livres de agrotóxicos para uso da população. Este trabalho objetivou contribuir com o uso sustentável dos recursos naturais e com a oferta de alimentos saudáveis para consumo, visando desenvolvimento sustentável, qualidade de vida e ambiente da população da região do extremo sul da Bahia. Verificou-se a necessidade de estudos sobre práticas agroecológicas para o cultivo e produção de alimentos orgânicos, com vistas ao aprofundamento teórico-prático acerca de técnicas e formas de uso da terra, sob a perspectiva da agroecologia. Para tanto, Implantou-se uma feira permanente no Departamento de Educação Campus X (DEDC X), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), buscando nos atores a compreensão do sistema orgânico de produção na base agroecológica, como possibilidade de integração entre capacidade produtiva, uso, conservação da biodiversidade e demais recursos naturais, como o equilíbrio ecológico, eficiência econômica e justiça social. Onde, foi possível também ampliar na universidade o debate sobre a temática do campo brasileiro, no tocante ao acesso à terra, agroecologia (como alternativa ao modelo do agronegócio), fortalecendo o conhecimento levando a discussão ao ensino, à pesquisa e à extensão.
Agroecologia e produção orgânica na agricultura familiar no território extremo sul da Bahia
Revista Fitos
DOI
10.17648/2446-4775.2019.757
Autores
Edição
Identificação
Referências do artigo
Stedile JP. A ofensiva das empresas transnacionais sobre a agricultura. V Conferência Internacional da Via Campesina, Maputo, Moçambique, 19 a 22 de outubro 2008.
Altieri M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. Porto Alegre: UFRGS, 2004. 4ª ed.
Caporal FR, Costabeber JA. Agroecologia e Extensão Rural – contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Brasília: MDA-SAF-DATER, 2007.
Santos JSN, Dornelas RS. Diálogos e vivências na construção dos conhecimentos agroecológicos: a experiência do Nepea-Ufes. Cadernos de Agroecologia 10. V. 11, Nº 1. Jun 2016.
Página da publicação
Publicado por (Instituto)