Revista Fitos
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), do Ministério da Saúde, insere o uso das plantas medicinais e da Fitoterapia no Sistema Único de Saúde (SUS), tendo sido o reconhecimento do exercício da Fitoterapia pelo cirurgião-dentista regulamentado em 2008 pelo Conselho Federal de Odontologia. No entanto para a Odontologia esta opção terapêutica ainda é pouco utilizada. Assim sendo, o objetivo do trabalho foi revisar e sistematizar os dados da literatura científica sobre os produtos de origem vegetal indicados para a Odontologia, contribuindo para promover o seu uso pelos cirurgiões-dentistas.
DOI
10.5935/2446-4775.20150021
Autores
Palavras-chave
Edição
Identificação
Referências do artigo
BIREME, online. Disponível em: http://pesquisa.bvsalud.org/portal/advanced/
BRASIL. 2006a. Ministério da Saúde. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC-SUS. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília : Ministério da Saúde, 92 p. (Série B. Textos Básicos de Saúde).
BRASIL. 2006b. Ministério da Saúde. Portaria n.º 971, de 03 de maio de 2006. Aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF.
CALIXTO, J.B. 2003. Biodiversidade como fonte de medicamentos. Ciência e Cultura [online], v.55, n.3, p. 37-39.
IPNI, online. The International Plant Names. Disponível em: http://ipni.org, acesso em dez/15.
JBRJ, online. Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponível em: http://floradobrasil.jbrj.gov.br/, acesso em dez/15.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). 1996. CID-OE: Classificação Internacional de Doenças em Odontologia e em Estomatologia. Ed. Santos : São Paulo. 230 p.
TROPICOS®, online. Tropicos® do Missouri Botanic Garden. Disponível em: http://www.tropicos.org/, acesso em dez/15.
Página da publicação
Publicado por (Instituto)