Fascículo de novembro de CSP apresenta near miss materno, garimpo em Terras Indígenas e pesquisas sobre prevenção do HIV

22/12/2023
Clara Rosa Guimarães, jornalista de CSP

A edição de novembro de 2023 de Cadernos de Saúde Pública está disponível na íntegra no site da revista. O Editorial deste mês aponta os avanços na pesquisa sobre morbidade materna near miss e debate a evolução dos serviços de saúde em relação ao monitoramento da morbidade materna grave e do near miss materno.

Outro destaque é o Espaço Temático Modificando a trajetória de degradação do garimpo em Terras Indígenas que evidencia que a extração ilegal de ouro cresceu na Amazônia e destaca a necessidade de deter a atividade em Terras Indígenas. Para isso, indica-se a articulação entre políticas públicas, fiscalização ambiental e rastreabilidade das cadeias produtivas.

A Revisão Aspectos metodológicos na pesquisa qualitativa sobre prevenção do HIV: uma revisão integrativa teve por objetivo examinar a metodologia de artigos qualitativos sobre prevenção da doença. Os autores reforçam a necessidade de refletir a importância da investigação qualitativa e dos seus contributos para o desenvolvimento deste campo de conhecimento e prática.

Os resultados do artigo Desigualdades sociodemográficas como fatores de risco cardiovascular para adolescentes de zonas indígenas de Chiapas, México estabelecem prevalência de fatores de risco entre diferentes grupos sociodemográficos de adolescentes mexicanos. Sugere-se a adoção de hábitos saudáveis na juventude para prevenir doenças cardiovasculares.

Em Depressão, ansiedade, estresse e apoio social: estudo transversal com cuidadores de crianças com deficiência visual no Rio de Janeiro, Brasil – Views-QoL Study, sintomas de saúde mental são investigados em cuidadores de crianças com deficiência visual. “É relevante considerar a intersecção entre saúde, com destaque para expressões de sintomas de atenção à saúde mental, e desigualdades relacionadas ao gênero, renda e escolaridade”, concluem os autores.

O fascículo de novembro de Cadernos de Saúde Pública conta ainda com artigos sobre apoio às cuidadoras familiares de pessoas idosas e aplicação do saber científico. Acesse a edição na íntegra aqui.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.