Destaque para tuberculose e população em situação de rua em artigo de CSP

17/11/2023
Luisa Picanço (VPEIC/Fiocruz)

A tuberculose (TB) pode ser prevenida e curada, mas ainda é um grave problema de saúde pública no mundo e prevalece em condições de pobreza, tornando as pessoas mais vulneráveis mais suscetíveis à enfermidade o que agrava ainda mais a desigualdade social. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, a cada ano se notificam 70 mil casos novos de tuberculose.

Neste Dia Nacional de Combate à Tuberculose, o portal de Periódicos destaca a curadoria de um artigo de Cadernos de Saúde Pública, recém-publicado na revista chamado: "Perfil sociodemográfico das pessoas em situação de rua notificadas com tuberculose no Município do Rio de Janeiro, Brasil, nos anos de 2015 a 2019" de Janaína Rosenburg Gioseffi, Sandra Mara Silva Brignol e Guilherme Loureiro Werneck.

Para se ter ideia da gravidade da situação, os autores mostram que o país está entre os 30 com maiores incidências da doença no mundo. E, apesar do comprometimento brasileiro com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017 em aderir à estratégia global de enfrentamento à TB, “mesmo passados cinco anos, o Brasil permanece entre os países com piores indicadores para o agravo, com incidência de 31,6 casos novos por 100 mil habitantes em 2020 e 4,5 mil óbitos em números absolutos em 2019”, informa o artigo destacado.

A cidade do Rio de Janeiro é historicamente a cidade com mais incidência de morte na população pela doença. Os autores informam que “pessoas em situação de rua têm 56 vezes mais riscos para o adoecimento do que a população geral” por terem menor renda e menos acesso a serviços de saúde. O estudo é transversal e apresenta um perfil sociodemográfico e epidemiológico de pessoas em situação de rua notificadas para TB entre 2015 e 2019 na cidade do Rio de Janeiro e analisa relações entre as variáveis estudadas e desfechos da tuberculose.

Leia o artigo e informe-se sobre ainda mais sobre a tuberculose.

 

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.