O Dia 14 de abril é considerado desde 2020 o Dia Mundial da Doença de Chagas. Para a data, a Revista História, Ciências e Saúde - Manguinhos fez uma seleção especial sobre a doença. São artigos e livros publicados pela revista que mostram, por exemplo, a história da Doença de Chagas desde o seu descobrimento. Textos que servem para colaborar com o entendimento da enfermidade que, apesar de descoberta há mais de 100 anos, segue negligenciada.
A primeira indicação é uma seleção especial de mais de 15 livros e artigos em acesso aberto publicados pelo periódico ao longo dos anos sobre a Doença de Chagas. Veja aqui a seleção completa. Neste compilado, a HCS - Manguinhos destaca a “Edição comemorativa ao centenário da descoberta da doença de Chagas, editada em 2009 por Simone Petraglia Kropf e Dominichi Miranda de Sá (HCS-Manguinhos, v. 16, supl. 1, jul 2009)”. Confira o conteúdo aqui.
Carlos Chagas na "guerra dos rios"
Outra sugestão em destaque é o artigo “Carlos Chagas na “guerra dos rios”: a passagem da comissão do Instituto Oswaldo Cruz pelo rio Iaco (Alto Purus, território federal do Acre, 1913), de André Vasques Vital (HCS-Manguinhos, v. 25, n. 1, jan/mar 2018)”. Acesse aqui o texto para conhecer mais da história desta doença negligenciada.
The discovery of Trypanosoma cruzi and Chagas disease
Recomenda-se também a leitura do artigo “The discovery of Trypanosoma cruzi and Chagas disease (1908-1909): tropical medicine in Brazil (HCSM vol.16 supl.1 July 2009) , de Simone Petraglia Kropf e Magali Romero Sá.” Entenda ainda mais sobre a Doença de Chagas lendo este artigo aqui.
Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.