O dia 30 de janeiro é considerado o Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN). A data foi instituída em 2020 pela Assembleia Mundial da Saúde da ONU. Ela serve para sensibilizar países, lideranças e atores sociais sobre a necessidade de priorização de populações mais vulneráveis, principalmente nos países mais afetados pelas doenças.
O que significa Doenças Tropicais Negligenciadas
O termo Doenças Tropicais Negligenciadas (DNT), também conhecido com Doenças Infecciosas Negligenciadas, faz referência a um grupo de patologias que têm como característica comum afetarem populações pobres e desassistidas, com pouca capacidade de vocalização e de poder político. As DNT afetam hoje mais de 1,7 bilhão de pessoas ao redor do mundo. Alguns exemplos são a malária, a doença de Chagas, a leishmaniose e a hanseníase.
Seguem abaixo artigos científicos relacionados a algumas doenças tropicais negligenciadas:
Doenças Tropicais Negligenciadas
1. O desenvolvimento de vacinas contra as doenças tropicais negligenciadas (CSP)
3. Significance of a neglected tropical disease: lessons from a paradigmatic case of ‘success in translation’(Memórias IOC)
4. Natural compounds based chemotherapeutic against Chagas disease and leishmaniasis: mitochondrion as a strategic target (Memórias IOC)
Hanseníase
6. Fibrosis: a distinguishing feature in the pathology of neural leprosy (Memórias IOC)
Doença de Chagas
7. Análise bibliométrica da produção científica brasileira sobre doença de Chagas (Reciis)
10. Genomic surveillance: a potential shortcut for effective Chagas disease management (Memórias IOC)
11. Translational research in Chagas disease: perspectives in nutritional therapy emerging from selenium supplementation studies as a complementary treatment (Memórias IOC)
12. Perspectives for a new drug candidate for Chagas disease therapy (Memórias IOC)
13. Repositioning drug strategy against Trypanosoma cruzi: lessons learned from HIV aspartyl peptidase inhibitors (Memórias IOC)
Malária
16. Ethnobotanical study of anti-malarials among communities in the municipal of Portel-PA, Brazil (Fitos)
17. Fatores que influenciam no repasto sanguíneo de mosquitos de importância médica: um levantamento bibliográfico (Visa em debate)
Leishmaniose
18. Perfil epidemiológico e tendência temporal da leishmaniose visceral: Piauí, Brasil, 2008 a 2018 (CSP)
19. Estigmatização social pela leishmaniose cutânea no estado do Rio de Janeiro, Brasil (Reciis)
Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.