De cara nova: Portal de Periódicos Fiocruz lança nova versão para o público

26/10/2022

Um novo Portal: com novo design, outra interface e diferentes funcionalidades. No ano em que completa sete anos de existência, o Portal de Periódicos Fiocruz lança uma nova versão. Com um layout completamente redesenhado, uma interface mais limpa e moderna e mais áreas de conteúdo e funcionalidades, a plataforma já está disponível para o público no endereço: periodicos.fiocruz.br. A iniciativa é conduzida pela Coordenação de Informação e Comunicação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (CINCO/VPEIC), em parceria com o Fórum de Editores Científicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O objetivo do Portal continua o mesmo – trata-se de um espaço virtual que disponibiliza, de forma gratuita e com acesso irrestrito, os periódicos científicos eletrônicos produzidos no âmbito da Fiocruz. É uma iniciativa institucional, alinhada aos princípios do Acesso Aberto. O que muda, na nova versão, é a experiência do usuário, que poderá contar com novas ferramentas de busca, áreas exclusivas de interatividade e outros tipos do conteúdo em comunicação e divulgação científica. 

Foram atualizados pontos relacionados, por exemplo, à acessibilidade e à busca avançada. Há também áreas destinadas a editores, além da possibilidade de registros salvos pelos usuários. Do ponto de vista do design, além de estar “de cara nova”, o Portal de Periódicos também ganhou uma nova logomarca.

O Portal reúne nove periódicos, publicados por diferentes unidades e escritórios da Fiocruz e que cobrem assuntos diversos do universo das ciências: Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário e Revista de Alimentação e Cultura das Américas, que estreiam no Portal; Cadernos de Saúde Pública; Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; Revista Fitos; Revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos; Memórias do Instituto Oswaldo Cruz; Trabalho, Educação e Saúde; e Revista Visa em Debate.

Afinal, qual a função de um portal de periódicos?

Diversas instituições de pesquisa ou ensino, assim como a Fiocruz, têm o que chamamos de portais de periódicos. Trata-se de importantes veículos da memória científica institucional e da disseminação das publicações produzidas por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Além disso, promovem o acesso, a visibilidade, a segurança e o suporte necessários a editores de periódicos de uma instituição.

A premissa é: facilitar os pesquisadores, estudantes e outros interessados a consultar ou ler as publicações científicas publicadas pela instituição. Por exemplo, se você está escrevendo um trabalho acadêmico sobre tuberculose e precisa acessar as publicações da Fiocruz sobre o tema, não é preciso visitar os sites dos diferentes periódicos da Fundação – basta acessar o Portal de Periódicos Fiocruz e usar a ferramenta de busca para localizar as publicações sobre a temática.

Alguns portais, como o da Fiocruz, possuem também áreas com notícias, vídeos, infográficos, entrevistas e outros. Isso facilita ainda mais o acesso aos saberes e democratiza o entendimento sobre determinado assunto. Do ponto de vista tecnológico, traz mais integração e praticidade para a pesquisa bibliográfica: uma espécie de biblioteca para pesquisadores.

Acesso aberto: um pouco de história

O mundo conheceu a importância do acesso aberto ainda no final da década de 90. Naquele momento, diversas manifestações em favor do movimento ganharam força – mas o destaque maior foi para a Declaração de Budapeste, que definiu estratégias usadas até hoje para a publicação e a divulgação de estudos científicos.

Em 2014, a Fiocruz deu um importante passo no processo de democratização do acesso ao conhecimento. Alinhada ao movimento global e de forma a reafirmar o seu compromisso com o acesso gratuito, público e aberto da sociedade às ciências e humanidades, publicou a sua Política de Acesso Aberto ao Conhecimento.

A Política foi criada prevendo o fortalecimento dos mecanismos de preservação da memória institucional, além do aumento do acesso à produção intelectual da Fiocruz. Ou seja, o documento garantiu que ainda mais pessoas tivessem contato com o conhecimento que é gerado pela pesquisa e pelo ensino na Fundação. 

Foi nesse contexto que nasceu o Portal de Periódicos Fiocruz, no dia 10 de março de 2015. Apesar da data, a história do periodismo científico na Fiocruz se confunde com a história da própria instituição: afinal, Memórias do Instituto Oswaldo Cruz - o periódico científico mais antigo - tem a mesma idade da Fundação. Mas essa história a gente conta em um outro momento.

Acesse também nosso Facebook.

Palavras-chave:

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.