O dia quatro de outubro é marcado por importantes datas, O Dia da Medicina do Trabalho, o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e o Dia Nacional dos Agentes de Combate às Endemias.
Como os temas são ligados à saúde pública, pedimos aos editores dos periódicos científicos da Fiocruz que fizessem uma seleção de artigos para as datas. Abaixo a seleção de textos, entrevistas e artigos feitos pela curadoria dos periódicos CSP, CIADS e HSC-Manguinhos. Confira!
Cadernos de Saúde Pública
O destaque de CSP foi para a recente publicação do Entrevista com Autores sobre "Perspectiva dos agentes comunitários de saúde sobre o impacto da COVID-19 na APS no Nordeste".
Cadernos Ibero-americanos de Direitos Sanitários
O periódico CIADS sugeriu a leitura do artigo “Burnout e a segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde: aspectos jurídico-sanitários em tempos de pandemia de COVID-19” de Waldemir de Albuquerque Costa, Natalia de Campos Carvalho, Pedro Alexandre Barreto Coelho e Karoline Medeiros Jacomel de Oliveira Silva.
História, Ciências, Saúde-Manguinhos
A revista HSC-Manguinhos fez uma curadoria aprofundada sobre o tema. Segue lista com destaques feitos pela HSC.
“Hospital Proletário João Pessoa: limites e possibilidades da saúde do trabalhador na Paraíba de 1930.” O historiador Leonardo Q. B. Freire dos Santos analisa notícias publicadas no jornal A União no início daquela década em artigo publicado em HCS-Manguinhos.
“As marcas cruéis da varíola em trabalhadores entre 1933 e 1944.” Aristeu Elisandro Machado Lopes analisou fichas e fotos 3X4 de 62 trabalhadores registrados na Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul.
“Mulheres prendadas, famílias sanas.” A partir de perspectiva de gênero, artigo analisa registros da assistência médico-social na Região Carbonífera Catarinense de 1955 a 1957 e discute o processo de interiorização das políticas assistenciais no Brasil.
“Sobre trabalhadores: uma seleção de artigos em HCS-Manguinhos” Com acesso a textos em português, inglês e espanhol publicados desde 2000.
“Atenção Primária à Saúde com progresso social.” Na Carta dos Editores, Marcos Cueto e André Felipe Cândido da Silva relembram o aniversário da Declaração de Alma-Ata, criticam cortes no apoio a revistas brasileiras e festejam conquistas internacionais
“Artigo discute educação sanitária para professoras do Rio de Janeiro em 1929 e 1930.” Sônia Camara, da Uerj, explica que a escola passou a ser responsabilizada pela transmissão dos valores higiênicos.
“Historiadora estuda o combate ao ‘amarellão’ no RS na década de 1920.” Em workshop na Fiocruz, Ana Paula Korndörfer abordou a cooperação entre o governo estadual e a Fundação Rockfeller contra a doença.
Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.