Cultura do Estupro e #MeToo são temas da live do Instagram da Reciis

08/12/2021
Roberto Abib (Reciis) e Clara Marques (Fiotec) | Arte: Clara Marques

Já ouviu falar no #MeToo? Em artigo publicado na Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis), as autoras Lais Rocio, Gabriela Alves e o autor Rafael Paes discutem sobre os bastidores da reportagem que geraram o #MeToo. Para falar mais sobre o assunto, no dia 16/12 (quinta-feira), às 18 horas, a autora Lais Rocio participa de uma live no perfil da Reciis no Instagram (@reciis_fiocruz).

A partir da análise do livro Ela disse: os bastidores da reportagem que impulsionou o #MeToo, de Jodi Kantor e Megan Twohey, autoras e autor propõem pensar a reportagem jornalística por meio de uma teoria crítica do jornalismo e de uma epistemologia feminista: “O processo da reportagem de encorajar, libertar e empoderar essas mulheres foi transformador, visto que as repórteres as procuravam com cuidado e sensibilidade, e cada nova vítima que ia a público estimulava que outras se sentissem seguras, conquistando o legítimo direito à denúncia e à quebra de silêncio”.

O perfil do Instagram da Reciis, periódico editado pelo Icict, é uma ação que faz parte do projeto ‘Artigos e autores na mídia e nas redes sociais: para uma divulgação científica inovadora e acessível da Reciis’, o qual tem o objetivo de fortalecer as iniciativas de divulgação e popularização da ciência por meio da revista eletrônica do Icict, de modo a ampliar e tornar acessível o alcance do conhecimento científico no país.

Acesso Aberto - Leia o artigo sobre o tema: Bastidores da reportagem sobre assédios sexuais que gerou o movimento #MeToo: reflexões sobre o jornalismo com perspectiva de gênero https://doi.org/10.29397/reciis.v15i2.2336 e participe com a gente deste bate-papo. 

 

Serviço

Live: Cultura do Estupro: a cobertura jornalística no #MeToo
Dia: 16/12
Horário: 18 horas
No Instagram da Reciis (@reciis_fiocruz)

 

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.