CSP debate saúde da gestante, problemas de sono em idosos e percepção da vacina contra COVID entre juízes no fascículo de abril

23/05/2024
Clara Rosa Guimarães, jornalista de CSP

O Editorial deste mês em CSP mostra um breve histórico de publicações sobre a saúde da mulher no periódico e apresenta o novo Espaço Temático Nascer no Brasil II. “Nesse ano de celebração dos 40 anos de existência de CSP, temos a satisfação de identificar que a área da saúde da mulher representou mais de 10% de todas as 8.255 publicações desta revista científica”, afirma Maria do Carmo Leal.

O fascículo de abril foi marcado também pelo lançamento do Espaço Temático Nascer no Brasil II: Pesquisa Nacional sobre Aborto, Parto e Nascimento. Os artigos apresentam a metodologia dessa pesquisa que retoma ao tema publicado no do Nascer no Brasil I. Confira mais sobre o Espaço Temático na matéria do Portal de Periódicos.

O artigo Associação entre autopercepção do ambiente da vizinhança e problemas de sono em idosos brasileiros: resultados do ELSI-Brasil avalia a relação entre a percepção do ambiente físico e social da vizinhança e distúrbios do sono em idosos brasileiros. Foram analisados problemas como a má qualidade do sono, sonolência diurna, queixas de insônia primária e dificuldade em manter o sono. O artigo prevê que uma percepção positiva sobre a vizinhança está ligada a menores chances de sonolência diurna e queixas de insônia primária.

A pesquisa Vacinação contra a COVID-19: a visão de juízes federais brasileiros  analisa questões como obrigatoriedade da vacina, aplicação de medidas coercitivas, hesitação vacinal e ações da Anvisa na perspectiva de juízes federais brasileiros. Os resultados apontam que 93% dos entrevistados têm confiança na vacina contra a COVID-19, já 87,7% dos juízes concordam com a obrigatoriedade do imunizante, e mais de 75% apoiam a imposição de sanções mediante recusa na vacinação.

O estudo “Foi inusitado, mas surpreendente”: criação de demanda por PrEP entre homens adolescentes que fazem sexo com homens (HSH) e mulheres trans (MT) no Brasil relata as dificuldades para o recrutamento e participação de adolescentes homens que fazem sexo com homens e mulheres trans em projeto de profilaxia pré-exposição ao HIV.  As estratégias apresentadas no artigo ampliaram significativamente o conhecimento sobre a PrEP e outras estratégias de prevenção combinada em relação ao autocuidado e ao acesso aos serviços de saúde entre os jovens.

Destacando diagnóstico, sintomas e desafios para a nova gestão da saúde, a Comunicação Breve investiga o panorama da COVID longa no país. Ansiedade, perda de memória, dor, falta de atenção e fadiga foram os sintomas mais relatados pelos participantes do inquérito. “É fundamental esclarecer a importância da mobilização de diferentes áreas de políticas públicas, com uma articulação entre os diferentes entes subnacionais em temas de desenvolvimento social, previdência e trabalho”, reforçam os autores.

Leia o fascículo de abril na íntegra aqui.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.