Ciência em extinção? Pesquisadores traçam reflexão sobre o futuro da pesquisa científica no Brasil

17/12/2021
Portal de Periódicos Fiocruz, com informações de Memórias do IOC

Ciência brasileira: rumo à extinção? Os pesquisadores Samuel Goldenberg, Marcio Rodrigues e Wilson Savino assinam manuscrito, publicado pelas Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, e fazem um alerta: a ciência brasileira está sob ataque. E se não revertido, tornará a ciência nacional inviável.

Os três pesquisadores relembram os últimos episódios catastróficos que vivenciamos: as mais de 600 mil mortes pela covid e o corte de 92% no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; e juntos conclamam a comunidade científica brasileira e internacional para resistir e defender o século de contribuições que o país deu à pesquisa mundial.   

O editor de Memórias do Instituto Oswaldo Cruz fez um breve comentário a respeito do artigo. Leia, na íntegra, o que pontuou Adeilton Brandão sobre o texto:

"Com um título provocativo, os autores nos fazem refletir sobre o futuro da ciência brasileira, e fazem uma pergunta inquietante: a trajetória rumo ao total desfinanciamento da ciência brasileira é irreversível? Os próprios autores afirmam no texto que não é um caminho sem volta... por enquanto! Mas o esforço para colocar novamente o 'Trem da Ciência Brasileira' de volta aos trilhos não será fácil.

A série de ações que resultaram na 'elevação' do Brasil a um nível de alto desempenho científico, vem sendo realizada ao longo de mais de 50 anos. Assim, e se em poucos meses é possível interromper uma trajetória ascendente de utilização de recursos para formar novos profissionais da ciência e gerar novos conhecimentos em todas as áreas, recolocá-la nestes trilhos do alto desempenho demandará talvez um esforço muito maior.

Se o Brasil interromper definitivamente a sua trajetória ascendente no cenário científico, além do impacto negativo direto que já sentimos nas nossas rotinas, diminuirão cada vez mais as chances de construirmos aqui o ciclo virtuoso que faz com que a geração de conhecimento seja utilizada para resolver problemas cujas soluções darão origem a novas possibilidades de conhecimento que poderão ser utilizados para resolver novos problemas e assim indefinidamente... Esse ciclo virtuoso não se reconstrói em poucos meses, mas como conclui os autores, 'com recursos, educação, pensamento crítico e esforço de todos, é possível fazer florescer a ciência novamente'.

Que assim seja!!!"

Para ler o artigo completo, acesse no site da revista: Ciência brasileira: rumo à extinção?

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.