Confira o novo número temático da Revista Fitos, periódico científico editado pelo Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos. O número contempla artigos que abordam como transformar os recursos naturais em ganhos econômicos, a fim de alavancar o desenvolvimento científico e tecnológico e agregar valor aos bens e serviços provenientes da biodiversidade brasileira.
Neste sentido, o leitor poderá conferir temas que abordam a utilização das plantas medicinais, conhecimento e o estabelecimento de programas de bioprospecção no mundo.
Confira a edição em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/
Bioprospecção: conhecendo o potencial o meio ambiente
O meio ambiente nos reserva muitas riquezas: o Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo (20%), segundo o Ministério do Meio Ambiente. Para que os recursos naturais sejam sinônimo de oportunidades para o país, é preciso definir regras justas para atividades exploratórias que visem identificar componentes do patrimônio genético, assim como informações sobre o conhecimento tradicional associado, com potencial de uso comercial, de acordo com a Lei nº 13.123, de 2015. O Ministério publicou uma Portaria que complementa a legislação e define novos procedimentos para a repartição de benefícios. Na prática, trata-se da regulação sobre biodiversidade, incluindo a bioprospecção. Leia mais sobre o assunto no Portal.
*com informações de Flávia Lobato.
Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.