Um estudo publicado em agosto de 2025 na Visa em Debate investiga como o uso do sistema de cores tipo “Traffic Lights” (“luzes de semáforo”) — adaptado como recurso didático — pode ajudar manipuladores de alimentos em açougues a melhorarem suas práticas de higiene e manipulação. O trabalho foi realizado pelos pesquisadores Gabriela Coelho Magnus, Márcia Monks Jantzen e César Augusto Marchionatti Avancini, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A pesquisa avaliou, em cinco açougues, as condições higiênico-sanitárias antes e depois da introdução desse sistema de cores durante capacitações. No método “antes”, os colaboradores participaram de cursos expositivos tradicionais e o ambiente foi monitorado por quatro semanas usando checklists. Os itens avaliados foram classificados: verde (conforme), amarelo (intermediário) ou vermelho (não conforme). Depois da introdução do recurso visual, tanto o curso quanto a ferramenta de semáforo foram aplicados em conjunto. Os resultados foram claros: em todas as cinco unidades houve aumento significativo nas taxas de conformidade, com pontuação saltando de médias como 56,97 para 88,04 na Unidade 1; 78,67 para 87,06 na Unidade 2; e similares nas demais.
As conclusões do estudo sugerem que incorporar recursos visuais simples — como as luzes de semáforo — às capacitações pode tornar o ensino de boas práticas mais eficaz, promovendo mudanças concretas no comportamento dos manipuladores. Esse tipo de estratégia tem um papel importante na prevenção de contaminações alimentares e na garantia da segurança dos alimentos oferecidos à população.
Acesse esse e outros artigos da revista Visa em Debate.