A última edição do ano em CSP aborda acumulação de capital na saúde, síndrome metabólica e consumo de bebidas açucaradas

17/01/2024
Clara Rosa Guimarães, jornalista de CSP

A edição de dezembro de 2023 de Cadernos de Saúde Pública está disponível na íntegra no site da revista. O Editorial deste mês comenta as reflexões do 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco. “Acena para a necessidade premente de se rever parâmetros de inclusão, visibilidade e sustentabilidade de nosso subcampo nos programas de formação em graduação e pós-graduação”, conclui a autora.

Um dos artigos que fecha o Espaço Temático Amazônia Amazônia: entre devastação, violência e fios de esperança aponta a trajetória histórica das atividades econômicas desenvolvidas no bioma. Também são apresentados os impactos desses exercícios na população ao redor e são elaboradas propostas iniciativas para soluções dos problemas amazônicos.

A edição conta ainda com o Ensaio Estado e acumulação de capital na saúde brasileira sob a ótica da Teoria Marxista da Dependência que, por sua vez, comenta a teoria e seu entendimento das particularidades do capitalismo na América Latina e a forma como o Estado brasileiro participa do processo de acumulação de capital na saúde.

Em Padrões de síndrome metabólica e fatores associados em mulheres do ELSA-Brasil: uma abordagem com análise de classes latentes pesquisa identifica padrões de síndrome metabólica entre mulheres e estima prevalências e relações com perfis sociodemográficos e biológicos. Notou-se que mulheres de classe social e escolaridade baixas tendem a apresentar maior expressão metabólica.

O estudo Carga sanitária e econômica do consumo de bebidas açucaradas no Brasil aborda a carga de doenças e custos médicos associados ao consumo de bebidas adoçadas com açúcar no Brasil. Autores apontam que, apesar de uma ligeira diminuição em seu consumo, a ingestão diária continua elevada.

O fascículo de dezembro de Cadernos de Saúde Pública com esses e outros artigos pode ser acessado na íntegra aqui.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.