Pular para o conteúdo principal

Uma conversa sobre ciência e desinformação e saúde e o papel da divulgação científica

Ascom Icict (com informações da Fiocruz Bahia)

O Canal Saúde colocou no ar, em seu canal do Youtube, o último programa do “Sala de Convidados”, com uma conversa sobre o I Seminário Educação, Informação e Comunicação e Saúde, realizado pela Fiocruz Bahia, entre os dias 29 e 31 de julho.

No programa de entrevistas, a apresentadora Yasmine Saboya, aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Fiocruz), conversa com a integrante do GT de Desinformação da Fiocruz e editora da Revista Poli, Érika Farias, egressa do mestrado; com o pós-doutor em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Antônio Brotas; e com pesquisador titular e professor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Arthur Coelho Bezerra.

Yasmine Saboya dedicou o programa a Igor Sacramento, autor de mais de uma dezena de livros – “Ele ainda está vivo”. Os entrevistados falaram sobre a trajetória do professor do PPGICS, considerado “um dos maiores estudiosos sobre o tema”,e sobre questões voltaas à desinformação em saúde. Antonio Brotas, falou da homenagem feita pelos organizadores do Seminário, com o prêmio Igor Sacramento (veja entre 18m33s e 28m).

"Igor foi, e continua sendo, referência nos estudos sobre desinformação e outros temas que articulam comunicação e saúde, sendo reconhecido por inúmeros prêmios", diz o site da Fiocruz Bahia. Em 2026, o evento realizará no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (icict/Fiocruz), em Manguinhos, no Rio de Janeiro. 

Assista ao programa na íntegra, clicando aqui.

Veja informações sobre o seminário no site da Fiocruz Bahia. 

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.