Diante da situação de degradação em que se encontram os sistemas de cultivo atuais, surgiu um novo conceito de produção que busca a sustentabilidade em todas as suas etapas: a agroecologia. Esta, por sua vez, é capaz de possibilitar uma transição a estilos de agriculturas sustentáveis contribuindo para o estabelecimento de processos de desenvolvimento rural sustentável. Pensando nisso, esse trabalho teve como objetivo avaliar o nível de sustentabilidade do sítio Encontro das Andorinhas localizado no extremo sul da Bahia. Para tal avaliação foi utilizada a tabela de mensuração de indicadores de sustentabilidade de agroecossistemas, onde foram avaliados os parâmetros de Uso da Terra, Biodiversidade, Saneamento Ambiental, Social e Econômico. Os resultados mostraram que, exceto o parâmetro Saneamento Ambiental, os demais apresentaram índices satisfatórios de sustentabilidade. O sítio estudado apresentou um bom índice de sustentabilidade, correspondente a 72,33%, podendo ser considerado um agroecossistema em fase adiantada da transição.
Avaliação do nível de sustentabilidade do sítio Encontro das Andorinhas no extremo sul da Bahia
Revista Fitos
DOI
10.17648/2446-4775.2019.754
Edição
Identificação
Referências do artigo
CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. Brasília, DF: Emater/PA, 2004. Disponível em: URL: http://www.fca.unesp.br/Home/Extensao/GrupoTimbo/Agroecologia-Conceitoseprincipios.pdf.
CUNHA, C. J.; HOLANDA, F. S. R. Estrutura, função e propriedades de agroecossistemas: um estudo de caso no estuário do rio são Francisco. Estudo de caso – UFS, 2006. Disponível em: URL: http://isssbrasil.usp.br/artigos/cleidinilson.pdf.
CORRÊA, I.V. Indicadores de sustentabilidade para agroecossistemas em transição agroecológica na região sul do Rio Grande do Sul. 2007. 77 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Agronomia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007. Disponível em: URL: https://wp.ufpel.edu.br/consagro/files/2010/01/Corr%C3%AAa-Inez-Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf.
VIANA, V. M.; PINHEIRO, L. A. F. V. Conservação da biodiversidade em fragmentos florestais. Série técnica IPEF, v. 12, n. 32, p. 25-42, dez. 1998. Disponível em: URL: http://www.ipef.br/publicacoes/stecnica/nr32/cap03.pdf.
GLIESSMAN, S.R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 2. ed. Porto Alegre: Editora Universidade, 2001.
Página da publicação
Publicado por (Instituto)