O Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fiocruz lançou um novo painel interativo com foco em dados da educação da instituição vinculados às atividades de CT&I no setor da saúde. A ferramenta reúne indicador estratégico sobre formação acadêmica, distribuição de cursos e Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu, produção científica dos programas e o envolvimento das instituições de ensino superior que fazem parte dos programas em rede na pesquisa e inovação em saúde pública no Brasil. São, por exemplo, 47 PPGs, mais de 64 mil produções científicas, mais de 16 mil pessoas envolvidas.
“A Fiocruz é uma instituição pública e de excelência com destaque em vários níveis de formação, principalmente na área de saúde. Todas as unidades e os escritórios da Fiocruz oferecem de alguma forma programas de formação. Para cada missão que temos na Fiocruz temos o compromisso de formar pessoas. Neste novo painel, são evidenciados dados muito importantes mostrando que temos cerca de 50 programas de pós-graduação, em diferentes áreas de conhecimentos e nos três grandes colégios da Capes. Conhecendo mais o que temos, podemos ampliar e melhorar nossa oferta”, explica Isabella Delgado, coordenadora da Coordenação Geral de Educação (CGE), da Vpeic/Fiocruz, que revela a intenção de ampliar os dados de educação com a criação de novos dashboards para outros níveis de formação.
Os dados foram extraídos da Plataforma Sucupira, um repositório completo de dados públicos, fornecidos pelos coordenadores de PPGs, fundamentais para análises em políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação, além da gestão acadêmica e da formação de recursos humanos. Para facilitar o acesso sistemático a essas informações da Plataforma, foi desenvolvida uma metodologia que permite coletar de forma padronizada os dados disponíveis, identificar de maneira única produções e projetos (evitando duplicidades) em painel exclusivo e visualizar as redes de colaboração entre os programas.
Com navegação intuitiva, o painel do Observatório permite visualizar a evolução do número de alunos (discentes), professores (docentes) e cursos por região, notas dos programas, campos de conhecimento, titulação dos colaboradores envolvidos (e vínculo institucional por unidades técnico-científicas da Fiocruz). Os dados revelam, por exemplo, a diversidade temática dos cursos ofertados pela Fundação. Os cursos abrangem áreas como saúde pública, biociências, epidemiologia, medicina tropical, políticas de saúde e inovação tecnológica, alinhados às demandas do SUS e aos desafios contemporâneos da saúde global. O crescimento na pós-graduação stricto sensu em áreas miltidisciplinares também é visível.
Além disso, o painel mostra a qualidade do ensino da Fiocruz. A maioria dos programas obteve conceitos elevados na avaliação da CAPES, refletindo a excelência acadêmica e científica da instituição. Também evidencia o impacto da pós-graduação na geração de conhecimento, com indicadores de publicações, dissertações e teses que contribuem diretamente para o fortalecimento da pesquisa aplicada.
Vanessa Jorge, coordenadora de Informação e Comunicação da Vpeic/Fiocruz, acrescenta que este painel amplia o acesso público aos dados sobre a formação de mestres e doutores para área da saúde e o importante papel da Fiocruz nesse processo.
“Ao integrar dados, possibilitar uma visualização mais simplificada e disponibilizar os dados brutos em plataformas abertas, interativas, promovemos a reutilização dos dados. Avançamos não apenas em transparência, mas no fortalecimento de uma agenda de ciência aberta, conectada com as necessidades da pós-graduação, do SUS e da sociedade brasileira”, enfatiza Vanessa.
A iniciativa está alinhada com os princípios da ciência aberta e do controle social, permitindo que pesquisadores, estudantes, gestores públicos, comunicadores e cidadãos explorem e reutilizem os dados para estudos, decisões políticas, reportagens ou projetos científicos. A ferramenta será atualizada periodicamente, consolidando-se como referência em inteligência educacional voltada à CT&I em saúde.
Plataforma Sucupira
Mantida pela CAPES, a Plataforma Sucupira é a ferramenta oficial de acompanhamento da pós-graduação brasileira. Ela reúne informações sobre a estrutura dos programas, corpo docente, discentes, produções científicas, teses, dissertações e projetos de pesquisa. Embora os dados sejam públicos, Jesus Mena-Chaco, pesquisador do Observatório Fiocruz, explica que “a consulta em larga escala demanda soluções automatizadas, dada a complexidade de navegação entre abas e filtros. A automação, portanto, surge como uma estratégia essencial para ampliar o uso e a análise dessas informações, contribuindo para estudos mais robustos e precisos sobre o sistema de pós-graduação no país”.
🔗 Acesse o painel completo:
https://observatorio.fiocruz.br/