A Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) e o Núcleo de Ciência Aberta (NCA) da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) organizaram, nesta quarta-feira, dia 29 de outubro, a sessão informativa "Publicação em Periódicos Internacionais de Acesso Aberto com apoio da CAPES, que integrou a programação da Semana Internacional do Acesso Aberto 2025. No evento transmitido pelo canal da VideoSaúde no Youtube, a palestrante Andrea Vieira, coordenadora do Portal de Periódicos da CAPES, apresentou o apoio do Programa de Apoio à Disseminação de Informação Científica e Tecnológica (Padict) para que autores da Fiocruz publiquem artigos em Acesso Aberto sem custos para a fundação, em revistas de editoras internacionais:
Wiley, Royal Society Publishing, IEEE e American Chemical Society .
A abertura do evento contou com a fala de Marly Cruz, Vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação, que destacou o significado estratégico da iniciativa.
"Eventos como este são fundamentais para consolidar a Ciência Aberta em nossa instituição. Ao facilitar o acesso a mecanismos de financiamento para publicação em periódicos internacionais, estamos não apenas ampliando o impacto da pesquisa produzida na Fiocruz, mas também fortalecendo o compromisso com a democratização do conhecimento científico", afirmou Marly Cruz durante sua saudação inicial.
Em seguida, Andrea Sobral, Vice-diretora de Pesquisa e Inovação da ENSP, contextualizou a relevância do Padict no âmbito da missão e das políticas da Fiocruz. Ela enfatizou que o acesso aberto não é apenas uma tendência global, mas um pilar estratégico para a Fundação.
"Fortalecer a capacidade dos nossos pesquisadores de publicarem em veículos internacionais de prestígio é fundamental para a internacionalização da nossa ciência. Mas vai além: é sobre garantir que o conhecimento em Saúde Pública, que é a nossa razão de ser, tenha o máximo de alcance e impacto, sem barreiras de paywall", afirmou. Andrea ressaltou como a iniciativa está alinhada com a missão da Fiocruz, potencializando a visibilidade das pesquisas sobre os grandes temas nacionais, como epidemias, vigilância sanitária e equidade em saúde, no cenário global.
Em sua exposição, Andrea Vieira, da CAPES, foi enfática ao desmistificar o processo:
"O Padict não é um edital competitivo. É um programa de apoio contínuo que assume as chamadas Article Processing Charges (APCs) para autores de instituições participantes, como a Fiocruz". Andrea guiou os participantes em todas as etapas de solicitação do apoio: desde a verificação da elegibilidade de um periódico no site do Portal de Periódicos da CAPES até a submissão do artigo. "O autor deve selecionar a opção de solicitação de apoio à APC durante o processo de submissão na plataforma da editora, identificando-se como filiado a uma instituição brasileira. A aprovação do apoio da CAPES é quase instantânea para os títulos cobertos pelos acordos", explicou, destacando que o programa é um poderoso mecanismo para economizar recursos institucionais e individuais.
Durante o workshop, os participantes aprenderam como identificar se a revista desejada está coberta pelos acordos celebrados com as editoras; como verificar se a Fiocruz está incluída em cada acordo; a importância dos identificadores persistentes de autor (ORCID), a necessidade de vinculação com “Meus dados” da CAPES e tipos de licença Creative Commons
Saiba como solicitar apoio do PADICT para pagamento de APCs pela CAPES:
1. Verifique da elegibilidade (autor correspondente e afiliação institucional);
2. Escolha uma revista dentro da editora parceira;
3. Submeta o artigo, informando o ORCID e e-mail institucional;
4. Selecione a licença CC BY após a aprovação do artigo;
5. Acompanhe a publicação e confirmação da isenção da APC.
