Pular para o conteúdo principal

CIADS discute a importância da COP-30 para a saúde

Já está publicado o terceiro fascículo de 2025 dos Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS). No Editorial desta edição, uma reflexão sobre a realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em Belém do Pará, que transcende o caráter diplomático e ambiental para assumir contornos urgentes de saúde pública global. O conceito de One Health — Saúde Única — fornece um arcabouço teórico e prático robusto para compreender e enfrentar essa crise. Confira um trecho do resumo: 

"A dimensão sanitária da crise climática impõe que os debates da 30ª Conferência das Partes ultrapassem as fronteiras tradicionais da diplomacia ambiental. A emergência de uma abordagem intersetorial é vital: políticas climáticas devem dialogar diretamente com políticas de saúde, segurança alimentar, saneamento básico e justiça social. O futuro da saúde global dependerá da capacidade coletiva de reconhecer que a defesa do meio ambiente é, antes de tudo, defesa da vida. Discutir a crise climática como um tema de saúde pública não é uma escolha retórica, mas uma exigência ética, científica, jurídica e política. Palavras-chave: Saúde Única; Direito à Saúde; Estratégias de Saúde Globais".

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.