Maturidade de CSP em seus 40 anos, inspeção de alimentos de origem animal e atividade física durante a gestação são destaques em CSP

16/02/2024
Clara Rosa Guimarães, jornalista de CSP

A edição de janeiro de 2024 de Cadernos de Saúde Pública está disponível na íntegra no site da revista. Neste Editorial, as Editoras-Chefe de CSP refletem os 40 anos da revista e abrem um ano de celebrações. O ano de 2024 será marcado por eventos, entrevistas e editoriais temáticos. "Feliz aniversário! Que CSP esteja sempre presente na vida da Saúde Coletiva", celebram as Editoras.

Na seção Ensaio, a autora de Avanços e desafios na legislação de inspeção de alimentos de origem animal para pequenos produtores e produtores artesanais no Brasil realiza análise sociosanitária dos desafios para a flexibilização da legislação no setor. E aponta a necessidade de algumas políticas, como maior assistência técnica para os pequenos produtores e produtores artesanais.

Outro destaque é o Por que as gestantes não são fisicamente ativas? Um estudo qualitativo sobre as crenças e percepções em relação à atividade física durante a gestação que descreve a percepção de mulheres grávidas e profissionais de saúde sobre a prática de exercícios durante a gestação. Evidenciou-se que, independentemente do nível de escolaridade, todas as mulheres foram expostas à desinformação durante a gravidez acerca de orientações sobre atividade física.

Considerando a ocorrência sazonal da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o estudo Aprendizado de máquina na previsão de surtos de síndrome respiratória aguda grave busca prever possíveis surtos por meio de dados de internação e epidemias anteriores. A notificação é fundamental para preparar unidades de saúde para atendimento de pacientes.

O estudo apresentado em Características sociodemográficas associadas ao baixo peso e ao excesso de peso em adultos com 50 anos ou mais (ELSI-Brasil): diferenças entre sexos descreve a prevalência estratificada por sexo e faixa etária em adultos mais velhos. Os resultados promovem melhor compreensão das diferenças sociodemográficas do país para subsidiar programas de combate à má nutrição.

Estudos sobre cigarros eletrônicos com vitaminas e nutrientes e prevalência de desnutrição em crianças menores de 5 anos assistidas pelo Programa Bolsa Família também integram esta edição.

O fascículo de janeiro de Cadernos de Saúde Pública com esses e outros artigos pode ser acessado na íntegra aqui.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.