A edição de outubro em CSP aborda novo site do periódico, hesitação vacinal e queixas de sono em idosos

14/11/2023
Por Clara Rosa Guimarães, jornalista de CSP

A edição de outubro de 2023 de Cadernos de Saúde Pública está disponível na íntegra no site da revista. No editorial deste mês, as editoras-chefe destacam o lançamento do novo site da revista, um esforço que aprimora sua estrutura e processos internos. “É uma maneira de trazer para o público informação científica qualificada com beleza e arte”, afirmam as Editoras-chefe.

Os autores do artigo "Inquérito online sobre os motivos para hesitação vacinal contra a COVID-19 em crianças e adolescentes do Brasil" apontam o receio a partir da concepção de que a vacina está em fase experimental e medo de reações adversas e efeitos a longo prazo como motivos de hesitação vacinal por parte de pais e responsáveis.

Por sua vez, o "Estudo nacional sobre queixas de sono e fatores associados em idosos: ELSI-Brasil" revela alta prevalência de problemas de sono entre idosos brasileiros. Os resultados fornecem, também, informações valiosas para informar as políticas e estratégias de saúde pública destinadas a promover uma melhor saúde do sono para esta população.

Os achados do artigo "Queima de biomassa da cana-de-açúcar e hospitalizações de crianças e idosos por agravos respiratórios em Pernambuco, Brasil" sugerem uma possível associação com a exposição crônica à queima de biomassa. “Não obstante, endossam a necessidade de substituição das queimadas no monocultivo da cana-de-açúcar, bem como a estruturação de políticas públicas de proteção à saúde humana e ambiental”, concluem os autores.

Esta edição conta ainda com artigos como mortalidade de mulheres com notificação de violência durante a gravidez, venda de cigarros avulsos no Brasil e tendência temporal de atividade física em adolescentes brasileiros.

O fascículo de outubro de Cadernos de Saúde Pública com esses e outros artigos pode ser acessado na íntegra aqui.

Palavras-chave:

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.