A Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) anunciou no dia 10 de outubro os finalistas das nove categorias do Prêmio Abeu 2023. A Editora Fiocruz mais uma vez marca presença na premiação, com três títulos indicados.
Na categoria Ciências da Vida, concorrem as obras "Covid-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços de saúde" e "Mudanças Climáticas, Desastres e Saúde". Já o livro "Vozes indígenas na saúde: trajetórias, memórias e protagonismos" foi anunciado como finalista na categoria Projeto Gráfico.
Publicado em parceria com o Observatório Covid-19 Fiocruz, o volume "Covid-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços de saúde" é organizado pelas pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Margareth Crisóstomo Portela, Lenice Gnocchi da Costa Reis e Sheyla Maria Lemos Lima. Essa é a quarta publicação da série "Informação para Ação na Covid-19", cujos títulos estão em formato digital e acesso aberto na rede SciELO Livros, que apoia a iniciativa.
⬇️ Clique aqui para fazer o download gratuito do livro
Com linguagem acessível, o livro "Mudanças Climáticas, Desastres e Saúde", organizado pelos pesquisadores Christovam Barcellos, Carlos Corvalan e Eliane Lima e Silva, trata sobre o tema tão atual das mudanças climáticas e seus impactos na saúde humana, contribuindo com estratégias para a resiliência das comunidades em face aos desastres climáticos. A publicação está disponível em versão impressa e digital.
Uma coedição da Editora Fiocruz e a plataforma editorial PISEAGRAMA, "Vozes indígenas na saúde: trajetórias, memórias e protagonismos" evidencia o protagonismo dos povos originários na formulação, estruturação e implementação da atual política de saúde indígena no Brasil. Organizada por Ana Lúcia de Moura Pontes, Vanessa Hacon, Luiz Eloy Terena e Ricardo Ventura Santos, a coletânea apresenta relatos de 13 lideranças acerca de suas trajetórias de vida e atuação no movimento indígena, com ênfase no campo da saúde.
A obra, produzida no âmbito do projeto de pesquisa "Saúde dos Povos Indígenas no Brasil: Perspectivas Históricas, Socioculturais e Políticas", realizado na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), tem projeto gráfico assinado pela PISEAGRAMA e pelo artista Wapichana Gustavo Caboco, cujas ilustrações, que acompanham o texto conduzem a leitura pelos caminhos e confluências dos saberes de cura. O livro impresso é vendido ao público a preço de custo, e o valor arrecadado, destinado a organizações indígenas. Sua versão e-book está em acesso aberto na plataforma SciELO Livros.
⬇️ Clique aqui para fazer o download gratuito do livro
Ganhadores serão anunciados no dia 17/11
Os vencedores de cada categoria serão anunciados durante a cerimônia de entrega do Prêmio Abeu, que será realizada no dia 17 de novembro, às 18h, no teatro da Unibes Cultural, em São Paulo.
Palavras-chave:
Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.