No dia 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. O tema de 2023, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), é "Água é vida, água é alimento. Não deixe ninguém para trás". A organização explica que hoje em dia, mais de 2 bilhões de pessoas vivem em países com escassez de água. “O rápido crescimento populacional, a urbanização, o desenvolvimento económico e as alterações climáticas estão a colocar os recursos hídricos do planeta sob uma pressão crescente”, conforme descrito na página da FAO.
Como o tema tem relação com saúde, mostramos alguns destaques dos Periódicos Científicos da Fiocruz relacionados com a data para que se saiba mais sobre o assunto no Brasil e no mundo.
Revista CSP e seu segundo suplemento de 2023
A revista Cadernos de Saúde Pública (CSP) tem o segundo suplemento de 2023 dedicado ao tema de alimentação. No ensaio “Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil: evidências para políticas em alimentação e nutrição” de Gilberto Kac, Inês Rugani Ribeiro de Castro e Elisa Maria de Aquino Lacerda, os autores comentam sobre a alimentação e a nutrição adequadas na infância como base para sobrevivência, crescimento e desenvolvimento infantil, com repercussões na vida adulta.
Alguns dos debates publicados no periódico na data de 16 de outubro de 2023 foram “Transição nutricional em crianças brasileiras menores de 5 anos de idade entre 2006 e 2019” de Inês Rugani Ribeiro de Castro, Gilberto Kac et al.; “Acompanhando a nutrição materno-infantil no Brasil após uma década sem evidências” de Paulo Augusto Neves e a “Análise de tendência temporal (2006 a 2019) de indicadores nutricionais entre crianças brasileiras em idade pré-escolar: avanços nas desigualdades da saúde infantil” de Marly Augusto Cardoso.
Os artigos “Fatores associados à anemia e deficiência de vitamina A em crianças brasileiras menores de cinco anos: Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2019)” de Inês Rugani Ribeiro de Castro, Gilberto Kac et al. e a “Má nutrição em díades mãe-filho no Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2019)” de Dayana Rodrigues Farias; Gilberto Kac et al., mostram a importância e os impactos dos cuidados com a alimentação infantil.
Artigos selecionados da RACA sobre alimentação nas Américas
Na Revista de Alimentação e Cultura das Américas (RACA) foi feita uma seleção de textos sobre o tema em países, desde a pandemia, até a edição atual da revista
Em “Tensões e resistências em tempos de Covid-19 na Guatemala: o papel das organizações sociais” de Julia Arely Arévalo Caridad et al., o artigo aborda a delicada questão da Guatemala, um país com desigualdades e iniquidades históricas e a maior taxa de desnutrição da América Latina. Após a chegada da Covid-19, o texto destaca a importância do papel das organizações sociais para garantir o acesso à condições de vida dignas para diversos grupos populacionais.
Na Venezuela, o artigo intitulado “Cultura alimentar venezuelana: culinária criolla e sua associação com dados de consumo da encuesta nacional de presupuestos familiares 2008-2009” de Isabella Moura Brazil et al., trata de “conhecimentos acerca da cultura alimentar latino-americana, a partir da investigação da cultura alimentar venezuelana” e o termo “culinária criolla” serve como “ponto de partida para a identificação das principais preparações tradicionais do país”.
Outro destaque da revista vai para o artigo “Desnutrição infantil e seus determinantes imediatos, subjacentes e básicos em Moçambique: uma análise temporal de 1997 a 2015” publicado em 2022 pelos autores Matias Culpa, Denise Oliveira e Silva et al. O texto trata da prevalência de desnutrição “com diferenças regionais e por zona de habitação na prevalência de desnutrição crônica, sugerindo que as políticas sociais devem priorizar áreas mais vulneráveis. “
Em sua atual edição, a RACA trata de um tema atual na questão alimentar, a obesidade. Em “Obesidade: conflito geopolítico entre as iniciativas de saúde pública e os interesses comerciais das empresas transnacionais na América Latina” de Paula Andrea Giraldo Sánchez e Gustavo Cediel Giraldo, o artigo aborda o tema da obesidade ser um problema de saúde pública e como interesses comerciais das corporações transnacionais podem afetar o problema.
Palavras-chave:
Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.