
Publicado por : Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
Primeira edição: 01/03/1985
Marília Sá Carvalho é médica, mestre em saúde pública (Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz), doutora em Engenharia Biomédica (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ) com pós-doutorado em estatística na Lancaster University (Reino Unido). Pesquisadora titular da Fiocruz. Principais áreas de interesse: epidemiologia ambiental, pensamento sistêmico e modelagem de dados com estruturas complexas.
Cláudia Medina Coeli é médica, doutora em saúde coletiva (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) com pós-doutorado em saúde pública (Université de Montréal, Canadá). Desenvolve pesquisas nas áreas: sistemas de informação em saúde, linkage probabilístico de bases de dados, big data mining em saúde, pensamento sistêmico, aplicação de métodos epidemiológicos em saúde pública e no estudo de transtornos metabólicos e endocrinológicos.
Luciana Dias de Lima é médica, mestre e doutora em saúde coletiva (Uerj), com pós-doutorado em ciência política pela University of Pennsylvania (Estados Unidos). Principais linhas e temas de pesquisa: desenvolvimento, Estado e saúde; formulação e implementação de políticas públicas e saúde; planejamento, gestão e financiamento de sistemas de saúde; avaliação de políticas, sistemas e programas de saúde; federalismo, relações intergovernamentais e saúde; regionalização e descentralização em saúde. Integra o Grupo de Pesquisa Estado, Proteção Social e Políticas de Saúde.
Editores Eméritos
Carlos E. A. Coimbra Jr.
Claudia Travassos
Editores Associados
Alberto Novaes Ramos Júnior
Andrey Moreira Cardoso
Antônio Augusto Moura da Silva
Antonio Fernando Boing
Arn Migowski
Bárbara Niegia Garcia de Goulart
Bernardo Lessa Horta
Carlos Eduardo Siqueira
Claudia de Souza Lopes
Claudia Garcia Serpa Osorio-de-Castro
Cláudia Torres Codeço
Eliane Ignotti
Francisco Ortega
Guilherme Loureiro Werneck
Hillegonda Maria Dutilh Novaes
Hudson Pacífico da Silva
Inês Rugani de Castro
João Henrique G. Scatena
João Marôco
Jorge Alberto Bernstein Iriart
Jorge Mota
Lenaura Lobato
Letícia de Oliveira Cardoso
Lígia Maria Vieira da Silva
Luciana Correia Alves
Maria Fernanda Tourinho Peres
Maria Jacirema Ferreira Gonçalves
Maria Tavares Cavalcanti
Mariangela Leal Cherchiglia
Miriam Ventura da Silva
Mônica Silva Martins
Patty Fidelis de Almeida
Regina Maria Barbosa
Rejane Sobrino Pinheiro
Ricardo Ventura Santos
Rosa Maria Soares Madeira Domingues
Sandra Costa Fonseca
Sérgio William Viana Peixoto
Suely F. Deslandes
Editor de Artigos de Revisão
Edison Iglesias de Oliveira Vidal
Editora de Questões Metodológicas
Leila Denise Alves Ferreira Amorim
Editora de Resenhas
Martha Cristina Nunes Moreira
Editores Assistentes
Carolina Ribeiro
Leandro Carvalho
Marcia Pietrukowicz
Editora Administrativa
Carla Alves
Editoração Eletrônica
Eduardo Ribeiro Pina
Fábio Souza
Giane Caputo
Secretaria Editorial
Rafael Pacheco
Cadernos de Saúde Pública (CSP): é uma publicação mensal da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). A revista destina-se à publicação de artigos científicos voltados para a produção de conhecimento no campo da saúde coletiva. CSP também tem como objetivo fomentar a reflexão crítica e o debate sobre temas da atualidade relacionados às políticas públicas e aos fatores que repercutem nas condições de vida e no cuidado de saúde das populações. A revista publica trabalhos originais, sob diferentes modalidades (tais como artigos empíricos, ensaios, perspectivas, questões metodológicas, comunicação breve, revisão, resenha), em áreas e temas como: epidemiologia, nutrição, políticas públicas, planejamento e gestão de sistemas e serviços, avaliação em saúde, ecologia e controle de vetores, saúde ambiental e ciências sociais em saúde, entre outros. CSP é uma das principais fontes de informação científica em saúde pública da América Latina. A revista está listada em bases de indexação bibliográfica internacionais e disponibiliza todos os seus artigos on-line na Scientific Electronic Library Online (SciELO).
Marcos Cueto obteve os títulos de mestrado e doutorado em história pela Columbia University de Nova York. Foi professor visitante nas universidades de Stanford, Princeton, Nova York e L’Institut de Hautes Études Internationales et du Développement de Genebra (Suíça). Suas atuais pesquisas abordam história da saúde na América Latina contemporânea e a história da Organização Mundial de Saúde. Atualmente, é professor da Casa de Oswaldo Cruz da Fiocruz e editor científico da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos.
Editores científicos
Marcos Cueto (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Editora executiva
Roberta Cardoso Cerqueira (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Editores assistentes
Luiz Antonio de Castro Santos (Universidade Federal do Sul da Bahia, BA, Brasil)
Karina Inés Ramacciotti (Universidad Nacional de Quilmes/Conicet, Buenos Aires, Argentina)
Nelson Rodrigues Sanjad (Museu Paraense Emilio Goeldi, Belém, PA, Brasil)
Vanderlei Sebastião de Souza (Universidade Estadual do Centro-Oeste/Unicentro, Garapuava, PR, Brasil)
Rafael Huertas García-Alejo (Consejo Superior de Investigaciones Científicas/Espanha, Madri, Espanha)
Stefan Pohl-Valero (Universidad del Rosario/Colômbia, Bogotá, Colômbia)
Mariola Espinosa (University of Iowa, Iowa, Estados Unidos)
Carlos Paiva (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
André Felipe Cândido da Silva (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Editores das seções
Imagens: Charles Monteiro (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil)
Fontes: Luciana Quillet Heymann (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Fontes: Rogério Rosa Rodrigues (Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil)
Comunicação Científica: Marina Ramalho e Silva (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Livros e Redes: Ana Carolina Vimieiro-Gomes (Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil)
Alexandra Stern (University of Michigan, EUA)
Produção editorial
Secretária
Mônica Cruz Caminha
Produtor editorial
Camilo Papi
Editoria de texto
Miriam Junghans, Lucía D'Albuquerque, Mônica S. Auler, Vinícius Renaud
Elisabeth Lissovsky, Lucía D'Albuquerque, Maria Helena de O. Torres
Tradutores (inglês)
Catherine Jagoe, Derrick Guy Phillips, Diane Grosklaus Whitty, Rebecca Atkinson, Tracy Miyake
Consultor para tradução em inglês
Diane Grosklaus Whitty
Editor das impressões em espanhol
Lucía D'Albuquerque
Suporte administrativo
Marciel Mendonça Rosa
Capa e design gráfico
Fernando Vasconcelos
Versão online
Fernando Vasconcelos
História, Ciências, Saúde – Manguinhos é uma publicação trimestral da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), unidade dedicada à documentação, pesquisa em história das ciências e da saúde e divulgação científica. Tem seções dedicadas a artigos e ensaios originais, notas de pesquisa, documentos relevantes para estudos históricos, imagens, entrevistas, debates e resenhas de livros e filmes. Além de suas quatro edições regulares, distribui pelo menos um suplemento temático a cada ano. É indexada no Brasil e no exterior, tem formato impresso e eletrônico – neste último caso, sendo possível acessar as versões em inglês de alguns de seus artigos. A revista também integra a coleção SciELO.
Claude Pirmez é graduada em medicina pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (FTESM), fez residência médica em anatomia patológica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mestre em medicina anatomia patológica e doutora em ciências biológicas pela UFRJ ( em parceria com a Universidade da Califórnia em Los Angeles, Estados Unidos). Cursou o pós-doutorado em Hamburgo e Berlim (Alemanha) e o MBA Executivo na Coppead/UFRJ. Tem experiência em imunopatologia e patologia clínica. Sua principal linha de pesquisa é a investigação de processos imunorregulatórios em doenças infecciosas, particularmente na leishmaniose tegumentar americana. Foi professora na disciplina parasitologia na Escola de Medicina (FTESM) e na Universidade Estácio de Sá (Unesa). Ingressou na Fiocruz em 1986, instituição na qual exerceu os cargos de chefe do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, vice-diretora do Instituto Oswaldo Cruz e vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência. Atualmente, é pesquisadora titular e editora das Memórias do IOC, revista a qual se associou em 1999.
Adeilton Alves Brandão é graduado em farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestre em biologia parasitária pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e doutor em ciências biológicas (genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui certificação em educação executiva em liderança estratégica pela Sauder School of Business, University of British Columbia (Canadá). Atua em biologia molecular de protozoários, com ênfase em segmentos gênicos não traduzidos (UTRs), e análise funcional de genes codificando proteínas hipotéticas. É pesquisador no Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas Médicas do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), e um dos editores do periódico científico internacional Memórias do Instituto Oswaldo Cruz.
Hooman Momen é graduado em bioquímica pela University of London, é doutor em parasitologia pela Liverpool School of Tropical Medicine. Foi coordenador de WHO Press na Organização Mundial de Saúde, editor do Bulletin of the World Health Organization e pesquisador titular da Fiocruz. Tem experiência em editoria acadêmica. Na área de pesquisa atua principalmente nos seguintes temas: isoenzimas, leishmania, eletroforese, leishmaniose cutânea e eletroforese enzimática multilocus. É autor de mais de 100 artigos em revistas internacionais e um dos coordenadores do Portal de Periódicos da Fiocruz.
Editores
Claude Pirmez
Adeilton Alves Brandão
Editores associados
Ana Carolina Paulo Vicente
Claude Pirmez
Elisa Cupolillo
José Paulo Gagliardi Leite
José Rodrigues Coura
Marcello André Barcinski
Mariza Morgado
Michael Miles
Patrícia Bozza
Assessoria para métodos quantitativos
Cláudia Torres Codeço
Memórias do Instituto Oswaldo Cruz é uma revista multidisciplinar em acesso aberto. Desde 1909, publica pesquisas originais nos campos da medicina tropical e parasitologia humana com abordagens da bioquímica, imunologia, biologia celular e molecular e genética. O periódico publica 12 números em um volume por ano, principalmente no formato de artigos originais, em inglês, que são selecionados com sistema de revisão por pares.

Publicado por : Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Primeira edição: 31/01/2007
Igor Sacramento é graduado em comunicação social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutor em comunicação e cultura pela mesma instituição, na qual realizou estágio pós-doutoral. É pesquisador do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces/Icict/Fiocruz), membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Icict (PPGICS) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da UFRJ (PPGGOM). É também coordenador do curso de especialização em comunicação e saúde do Icict/Fiocruz. Tem experiência de pesquisa nas áreas de comunicação, história e saúde, dedicando-se especialmente aos seguintes temas: história da comunicação; televisão; memória social; narrativas biográficas; representações culturais; processos de subjetivação e discursos sobre corpos, saúde e doenças.
Christovam Barcellos é geógrafo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), especialista em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e doutor em geociências pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Trabalhou como sanitarista das secretarias estaduais de saúde do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Atualmente, é pesquisador titular do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Lis/Icict). Atua na pesquisa e ensino de geografia da saúde, com ênfase em vigilância em saúde, desigualdades sócio-espaciais, e as relações entre ambiente, clima e saúde.
Ana Luiza Braz Pavão é médica formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com mestrado e doutorado em saúde coletiva (epidemiologia) pelo Instituto de Medicina Social da Uerj (IMS), tendo cursado parte do doutorado na London School of Hygiene and Tropical Medicine. Atua como pesquisadora do Icict/Fiocruz. Possui pós-doutorado pelo IMS/Uerj. É coordenadora adjunta do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Proqualis/Fiocruz). Atua, principalmente, nos seguintes temas: indicadores de saúde, qualidade do cuidado e segurança do paciente.
Rosany Bochner é graduada em estatística e mestre em engenharia de produção na área de pesquisa operacional pela UFRJ, doutora em saúde pública pela Ensp/Fiocruz. Realizou seu pós-doutorado no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Atuou como pesquisadora do Licts/Icict e coordenadora do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox). É membro permanente do corpo docente do PPGICS/Icict/Fiocruz e do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz). Tem experiência na área de saúde coletiva, com ênfase em sistemas de informação, intoxicações e envenenamentos e métricas aplicadas a produções científicas de grandes nomes da história na área da saúde.
Editores científicos
Igor Sacramento (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Brasil)
Christovam Barcellos (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Brasil)
Ana Luiza Braz Pavão (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Brasil)
Rosany Bochner (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Brasil)
Editores executivos
Maria Elisa Luiz da Silveira (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Brasil)
Frederico Tomás Azevedo (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Brasil)
Editores associados
Denise Cristina Ayres Gomes (Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia, Brasil)
Kizi Mendonça de Araújo (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Brasil)
Marcia Lisboa (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Laboratório de Comunicação e Saúde, Brasil)
Mariella Silva de Oliveira-Costa (Fundação Oswaldo Cruz, Assessoria de Comunicação, Brasil)
Mônica Magalhães (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Brasil)
Patrícia Coelho da Costa (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Programa de Pós-graduação em Educação, Brasil)
Paula Gabriela Rodríguez Zoya (Universidad de Buenos Aires, Instituto de Investigaciones Gino Germani, Argentina)
Roberta Monteiro Raupp (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Brasil)
Rosane Abdala Lins (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Brasil)
Viviane Santos de Oliveira Veiga (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Brasil)
Editores de seção
Roberto Abib Ferreira (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Brasil)
Editores assistentes
Ana Carolina Pontalti Monari (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Brasil)
Bianca Della Líbera (Ministério da Educação, Instituto Benjamin Constant, Brasil)
José Antônio Ferreira Cirino (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Núcleo de Estudos em Comunicação, Brasil)
Julio Cesar Sanches (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Brasil)
Estagiária assistente editorial
Léa Camila de Souza Ferreira (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Brasil)
Conselho Editorial
Andre de Souza Parente (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil)
Arie Rip (University of Twente, Holanda)
Benoît Godin (University of Québec, Canadá)
Blaise Cronin (Indiana University Bloomington, Estados Unidos da América)
Carlos Alberto Vogt (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)
Carlos Medicis Morel (Fundação Oswaldo Cruz, Brasil)
Cecilia de Souza Minayo (Fundação Oswaldo Cruz, Brasil)
Christer Hogstedt (Karolinska Institutet, Suécia)
Eduardo da Mota e Albuquerque (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil)
Emir José Suaiden (Universidade de Brasília, Brasil)
Everardo Duarte Nunes (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)
Francisco Inacio Pinkusfeld Monteiro Bastos (Fundação Oswaldo Cruz, Brasil)
Geoffrey Charles Bowker (University of California, Estados Unidos da América)
Hector Nicolas Seuánez Abreu (Instituto Nacional de Câncer, Brasil)
Inesita Soares de Araujo (Fundação Oswaldo Cruz, Brasil)
João Aprígio Guerra de Almeida (Fundação Oswaldo Cruz, Brasil)
João Carlos Freitas Arriscado Nunes (Universidade de Coimbra, Portugal)
Jorge Veiga de Cabo (Instituto de Salud Carlos III, Espanha)
José da Rocha Carvalheiro (Fundação Oswaldo Cruz, Brasil)
Jose Wilson Magalhães Bassani (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)
Lea Maria Leme Strini Velho (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)
Loet Leydesdorff (University of Amsterdam, Holanda)
Madel Therezinha Luz (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil)
Maria Manuel Borges (Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Portugal)
Moises Goldbaum (Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Brasil)
Pierre Lévy (Paris VIII, França)
Pierre Tambourin (Institut National de la Santé et de la Recherche Medicale, França)
Ricardo Burg Ceccim (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil)
Rita de Cássia Barradas Barata (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Brasil)
Rodrigo Murtinho (Fundação Oswaldo Cruz, Brasil)
Sandra Braman (Texas A&M University, Estados Unidos da América)
Sandra Harding (University of California, Estados Unidos da América)
Sarita Albagli (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasil)
Sergio Danilo Junho Pena (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil)
Timothy W. Lenoir (University of California, Estados Unidos da América)
Walter Araujo Zin (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil)
Walter Colli (Universidade de São Paulo, Brasil)
Normalização
Angelina Pereira da Silva (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Brasil)
Raquel Dinelis Neves (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Brasil)
Copidesque
Wanda Brant (Brasil)
Editoria de arte
Mauro Campello (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Brasil)
Patrícia Castro Ferreira (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Brasil)
Identidade visual
Mauro Campello (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Brasil)
Projeto gráfico
Luciana Rocha Clua (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Brasil)
Diagramação
Luciana Rocha Clua (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Brasil)
Marcelo Rabello (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Brasil)
Desenvolvedor web e suporte técnico
Rogerio Araújo (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Brasil)
A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis), é editada, desde 2007, pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz). Trata-se de um periódico interdisciplinar de acesso aberto, revisado por pares e sem ônus para o autor. Publica, trimestralmente, textos inéditos em português, inglês ou espanhol, que sejam de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde coletiva. A Reciis privilegia a publicação de textos nas interfaces entre comunicação e saúde, e entre informação e saúde, que atendam às principais temáticas de interesse da revista. As seções do periódico são constituídas por artigos originais, artigos de revisão, ensaios, entrevistas, editoriais, notas de conjuntura, relatos de experiência e resenhas de livros e de produções audiovisuais.
Glauco de Kruse Villas Bôas é doutor em ciências na área de saúde pública e mestre em gestão de ciência e tecnologia em Saúde, ambos pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz). Graduou-se em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É tecnologista sênior da Fiocruz. Coordenador do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde, do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz). Coordena o curso de pós-graduação Lato sensu em gestão da inovação em medicamentos da biodiversidade na modalidade de educação à distância (Ensp-Farmanguinhos/Fiocruz) e também o Sistema Nacional de Redes do Conhecimento voltado para a inovação em medicamentos da biodiversidade (RedesFito). Atua como editor científico da Revista Fitos.
Nova janela aberta em um iFrame. Utilize as setas do teclado para navegar no conteúdo ou tab para navegar entre os títulos. Pressione Esc para sair desta janela.Marcelo Neto Galvão é doutor em etnobotânica pelo Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e curador da Coleção Botânica de Plantas Medicinais do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz). É botânico da Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS) de Farmanguinhos/Fiocruz. Atua como professor colaborador do curso de pós-graduação Lato sensu em gestão da inovação em medicamentos da biodiversidade (NGBS). Na Revista Fitos, publicação editada em Farmanguinhos/Fiocruz, é editor científico e editor da área de botânica. Atua em projetos e assessoria a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de fitomedicamentos e plantas medicinais através do Sistema Nacional das RedesFito em todo Brasil. Áreas de ênfase: etnobotânica, plantas medicinais, botânica aplicada a PD&I em medicamentos da biodiversidade, etnofarmacologia.
José Luiz Mazzei da Costa fez graduação em química industrial na Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em engenharia química (1994) e doutorado em tecnologia de processos químicos e bioquímicos na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2004). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Separação, atuando principalmente em cromatografia líquida de alta eficiência - analítica e preparativa, isolamento de marcadores bioquímicos e na transposição de escala produtiva. Exerce o cargo de Tecnologista em Saúde Pública no Instituto de Tecnologia de Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), atuando em pesquisas nestas áreas com foco em produtos naturais. Colabora com essas especialidades em projetos com grupos de pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). É membro da editoria coordenadora e editor da área de Química da Revista Fitos desde 2016. Atuou como químico no Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (Uerj), de 2002 a 2011, na área de toxicologia, com ênfase em genotoxicidade. Revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais e consultor ad hoc para: CNPq, Faperj, Fapitec/SE, Fapespa e Fapero.
Editores Científicos Coordenadores
Glauco de Kruse Villas Boas, Fundação Oswaldo Cruz – Farmanguinhos, Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS), Rio de Janeiro, Brasil, Brasil
Marcelo Neto Galvão, Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, Farmanguinhos, Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS), Rio de Janeiro, Brasil, Brasil
José Luiz Mazzei da Costa, Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, Farmanguinhos, Laboratório de Produtos Naturais PN4/VDEPI, Rio de Janeiro, Brasil, Brasil
Editores de Área de Conhecimento
Emiliano de Oliveira Barreto, UFAL - Universidade Federal de Alagoas, Laboratório de Biologia Celular, Alagoas, Brasil, Brasil
Fatima Chechetto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unifesp), Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu, São Paulo, Brasil, Brasil
Israel Felzenszwalb, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes. Rio de Janeiro, Brasil, Brasil
João Paulo Viana Leite, Universidade Federal de Viçosa, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Bioquímica e de Biologia Molecular, Minas Gerais, Brasil
Marcos Sorrentino, Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Departamento de Ciências Florestais, São Paulo, Brasil
Marisa Fernandes Mendes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Tecnologia, Departamento de Engenharia Química, Brasil
Paulo Rogério Lopes, Universidade Federal do Sul da Bahia, Brasil
Editores Adjuntos
Érica Speaglich, Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Laboratório de Educação e Política Ambiental - Oca, Departamento de Ciências Florestais, São Paulo, Brasil
Ivanildes Vasconcelos Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora, Departamento de Farmácia - Instituto de Ciências da Vida - Campus Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil, Brasil
Rodolfo Santos Barboza; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Departamento de Química Analítica
Vanilde Citadini Zanette, Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Herbário Pe. Dr. Raulino Reitz, Santa Catarina, Brasil, Brasil
Editora Executiva
Rosane de Albuquerque dos S. Abreu, Fundação Oswaldo Cruz - Farmanguinhos, Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS), Rio de Janeiro, Brasil, Brasil
Escritório Editorial
Yolanda de Castro Arruda, Assistente Editorial, Fundação Oswaldo Cruz- Fiocruz, Farmanguinhos, Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS), Rio de Janeiro, Brasil, Brasil
Tatiana Vasconcelos Chaves Pontes, Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, Farmanguinhos, Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS), Rio de Janeiro, Brasil, Brasil
Eugênio Telles, Administrador do Sistema, Web designer, Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, Farmanguinhos, Núcleo de Gestão em biodiversidade e Saúde (NGBS), Rio de Janeiro, Brasil
Denise Monteiro, Assessora de Informação e Comunicação, Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, Farmanguinhos, Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS), Rio de Janeiro, Brasil
Preciosa Oliveira, Assessora de Gestão, Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, Farmanguinhos, Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS), Rio de Janeiro, Brasil, Brasil
Corpo Editorial
Benjamin Gilbert, Fiocruz, Farmanguinhos, Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS), Brasil
Cecilia Veronica Nunez, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Laboratório de Bioprospecção e Biotecnologia, Brasil, Brasil
Claudia do Ó Pessoa, Universidade Federal do Ceará (UFC), Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Brasil
Edeltrudes de Oliveira Lima, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Ciências Farmacêuticas, Brasil
Emídio Vasconcelos Leitão da Cunha, Universidade Estadual da Paraíba - Departamento de Farmácia, Brasil
Jan Carlo Oliveira Bertassoni Delorenzi, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Brasil
Jislaine de Fátima Guilhermino, Fiocruz Cerrado Pantanal, Coordenação de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico de Produtos de Origem Vegetal, Brasil
João Marcos Hausmann Tavares, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil
José Maria Guzman Ferraz, UNICAMP, Laboratório de Engenharia Ecológica e Curso de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural, UFSCar, Campus de Araras, Brasil
Katia Soares da Poça, Instituto Nacional de Câncer, Coordenação de Prevenção e Vigilância, Brasil
Mahabir Prashad Gupta, Universidade de Panamá, Center for Pharmacognostic Research on Panamanian Flora, College of Pharmacy, Panamá
Maria Aparecida Medeiros Maciel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Departamento de Química, Brasil
Maria Augusta Borges Cursino de Freitas Arruda, Fiocruz, Farmanguinhos, Laboratório Farmacologia, Brasil. Atualmente lotada na Cell Signalling Research Group School of Life Sciences University of Nottingham, Inglaterra
Maria Cecilia Tomassini Urti, Universidad de República Uruguay, Comisión Sectorial de Investigación Científica (CSIC-UdelaR), Uruguai
Maria Cristina Marcucci Ribeiro, Universidade Anhanguera de São Paulo - Stricto sensu, Brasil
Nilson do Rosário Costa, Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Ciências Sociais, Brasil
Norma Albarello, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Brasil
Sarita Albagli, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibic), Brasil
Sônia Soares Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (NPPN), Brasil
Ulysses Paulino de Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco, Laboratório de Ecologia e Evolução de Sistemas Socioecológicos (LEA), Brasil
A Revista Fitos é editada pelo Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz). É uma publicação trimestral, em acesso aberto, que tem caráter interdisciplinar e divulga artigos científicos sobre pesquisa, desenvolvimento e inovação em medicamentos da diversidade vegetal, nas áreas de: agroecologia, botânica, etnociências, farmacologia, química, política e gestão.

Publicado por : Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
Primeira edição: 01/03/2003
Angélica Ferreira Fonseca é graduada em psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), sanitarista, mestre e doutora em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). Trabalha como professora e pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Além de editora científica da revista Trabalho, Educação e Saúde, exerce também a função de coordenadora editorial.
Carla Macedo Martins é graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), instituição em que também cursou o mestrado e o doutorado em Linguística. É pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), atuando tanto na pós-graduação quanto no nível médio. É editora científica da revista Trabalho, Educação e Saúde.
Marcela Alejandra Pronko graduou-se em ciência da educação pela Universidad Nacional de Luján (Argentina). Fez mestrado em Educação e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e professora colaboradora do Mestrado em Política e Gestão da Educação da Universidad Nacional de Luján.
Editores
Angélica Ferreira Fonseca
Carla Macedo Martins
Marcela Alejandra Pronko
Editor executivo
Keilla Kobayashi
Paulo Guanaes
Editores associados
Gastão Wagner de Sousa Campos (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp)
Gaudêncio Frigotto (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj)
Ricardo Antunes (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp)
Editores assistentes
Gracia Maria de Miranda Gondim
Jussara Brito
Marco Antônio Carvalho Santos
Maria Luiza Garnelo Pereira
Editor de resenhas
Júlio César França Lima
Conselho Editorial
Acacia Kuenzer (Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil)
Almerindo Janela G. Afonso (Universidade do Minho, Braga, Portugal)
Benita Romelia Pino Freyre (Universidad de La Habana, Havana, Cuba)
Bernd Fichtner (Universität Siegen, Siegen, Alemanha)
Carmen Fontes Teixeira (Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil)
Cecília Minayo (Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Celso Ferretti (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil)
Claudio Salvadori Dedecca (Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil)
Dermeval Saviani (Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil)
Jairnilson Paim (Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil)
José Rodrigues (Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil)
Lilia Blima Schraiber (Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil)
Lucília Machado (Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil)
Luiz Fernando Ferreira (Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Maria Benites (Universität Siegen, Siegen, Alemanha)
Marise Ramos (Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Oswaldo Tanaka (Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil)
Paulo Buss (Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Roberto Passos Nogueira (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, DF, Brasil)
Tânia Celeste Matos Nunes (Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Yves Schwartz (Université de Provence, Aix-en-Provence, França)
Assistente editorial
Marcelo do Prado
Secretaria
Estela Carvalho
Revisão tipográfica e copydesk
Jorge Moutinho
Lisa Stuart
Tradução
Última versão (inglês)
Andréa Moll (espanhol)
Editoração eletrônica e produção gráfica
Luis Gustavo Coutinho
A revista Trabalho, Educação e Saúde, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), debate, analisa e investiga questões ligadas à educação como área do conhecimento em saúde. Publicada a cada quatro meses, tem como temas centrais a formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde, sendo voltada a pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais vinculados aos serviços de saúde, além de docentes e gestores da educação profissional neste setor. Os artigos e ensaios da revista são avaliados com base no sistema de revisão por pares.
Geraldo Lucchese é graduado em farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especializou-se em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), em administração de saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/São Paulo) e em direito sanitário (Ensp/Direb/Fiocruz). Cursou o mestrado e o doutorado em saúde pública, ambos pela Ensp/Fiocruz. Atualmente é Consultor Legislativo na Câmara dos Deputados. Tem experiência na área de saúde coletiva, com ênfase em saúde pública, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de saúde, vigilância sanitária, serviços de saúde. É editor científico da revista Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência e Tecnologia (Visa em Debate).
Maria Helena Simões Villas Bôas é graduada em farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi nessa mesma instituição que ela cursou o mestrado e o doutorado em ciências biológicas (microbiologia). Atualmente é tecnologista em saúde pública senior no INCQS/Fiocruz. Tem experiência na área de microbiologia, atuando desde 1998 na área de avaliação da qualidade de saneantes domissanitários. Já coordenou o Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária do INCQS e, desde 2012, é coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Vigilância Sanitária do INCQS/Fiocruz. Maria Helena desenvolve projetos na área de IRAS com ênfase em mecanismos de resistência e virulência de Acinetobacter baumannii. É editora científica do periódico Visa em Debate.
Isabella Fernandes Delgado é graduada em ciências biológicas pela Universidade Gama Filho e doutora em ciências pela Universidade Livre de Berlim (Alemanha). Atualmente, é vice-diretora de Pesquisa, Ensino e Projetos Estratégicos do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz). Participa como docente permanente dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Vigilância Sanitária (INCQS/Fiocruz). Também é membro representante da Fiocruz na Câmara Setorial de Cosméticos da Anvisa, no Comitê de Avaliação da Área Interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Rede Nacional de Métodos Alternativos (Renama). É membro da equipe responsável pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde na área de Vigilância Sanitária, com ênfase na qualidade de produtos, ambientes e serviços. Tem experiência em vigilância sanitária, principalmente em: controle da qualidade de produtos e desenvolvimento de métodos alternativos ao uso de animais. É bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - DT nível 2. Atualmente, é uma das editoras executivas da revista científica Visa em Debate.
Daniella Guimarães de Araújo é graduada em farmácia e bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Funcionária da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, foi pesquisadora na Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais. Tem experiência em saúde coletiva, com ênfase em vigilância sanitária na área de gestão regional e municipal, desenvolvimento e coordenação de cursos técnicos e projetos de mobilização social. Chefiou o Núcleo de Educação, Pesquisa e Conhecimento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Nepec/Anvisa). Atualmente, é uma das editoras executivas da revista científica Visa em Debate.
Editores científicos
Geraldo Lucchese (Câmara dos Deputados, Consultoria Legislativa, Brasil)
Maria Helena Simões Villas Bôas (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, Brasil)
Editoras executivas
Daniella Guimarães de Araújo (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, Brasil)
Isabella Fernandes Delgado (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, Brasil)
Editores assistentes
Diogo Thimoteo da Cunha (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)
Ivano de Filippis (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, Brasil)
Katia Christina Leandro (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, Brasil)
William Waissmann (Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Brasil)
Conselho Editorial
Ana Maria Azevedo Figueiredo Souza (Ministério da Saúde, Brasil)
André Luís Gemal (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Brasil)
Bernardo Lessa Horta (Universidade Federal de Pelotas, Brasil)
Carmen Fontes de Souza Teixeira (Universidade Federal da Bahia, Instituto de Saúde Coletiva, Brasil)
Chantra Eskes (European Society of Toxicology In Vitro, Suíça)
Deise Aparecida Pinatti Marsiglia (Instituto Adolfo Lutz, Brasil)
Edina Alves Costa (Universidade Federal da Bahia, Instituto de Saúde Coletiva, Brasil)
Edson Elias da Silva (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Brasil)
Eli Iola Gurgel Andrade (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil)
Estélio Gomberg (Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil)
Evelinda Marramon Trindade (Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Instituto do Coração, Brasil)
Francisco de Assis Acurcio (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil)
Francisco José Roma Paumgartten (Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Brasil)
Geraldo Lucchese (Câmara dos Deputados, Brasília, Brasil)
Gerson Antônio Pianetti (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil)
Jiri Barek (Charles University in Prague, Faculty of Science, República Tcheca)
Joel Pierre Julien Keravec (Global Drug Facility, World Health Organization, Suíça)
José Leopoldo Ferreira Antunes (Universidade de São Paulo, Brasil)
José Mauro Granjeiro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Brasil)
Josino Costa Moreira (Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Brasil)
Lia Giraldo da Silva Augusto (Universidade de Pernambuco, Faculdade de Ciências Médicas, Brasil)
Luciana Barcellos Teixeira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil)
Luis Eugenio Portela Fernandes Souza (Universidade Federal da Bahia, Brasil)
Maria Angelica Tavares de Medeiros (Universidade Federal de São Paulo, Brasil)
Maria Cristina Costa Marques (Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Brasil)
Maria das Graças Costa Alecrim (Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, Brasil)
Marilene Barros de Melo (Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, Brasil)
Marismary Horsth De Seta (Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Brasil)
Mauro Niskier Sanchez (Universidade de Brasília, Brasil)
Mônica da Luz Carvalho Soares (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Brasil)
Nery Cunha Vital (Fundação Ezequiel Dias, Brasil)
Rafael Pérez (Centro para el Control Estatal de la Calidad de Los Medicamentos, Cuba)
Raquel Maria Rigotto (Universidade Federal do Ceará, Brasil)
Regina de Jesus Santos (Universidade Federal da Bahia, Brasil)
Terezinha de Jesus Andreoli Pinto (Universidade de São Paulo, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Brasil)
Secretaria Executiva
Simone Nascimento Teixeira (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, Brasil)
Gisele Helena Ribeiro das Neves (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, Brasil)
Normalização
Alexandre Medeiros Correia de Sousa (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, Brasil)
Equipe técnica
Raphael Freitas Pereira (Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, Brasil)
A revista Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência e Tecnologia (Visa em Debate) é uma publicação trimestral exclusivamente online, editada pelo Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) com o apoio financeiro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Divulga artigos acadêmicos e científicos inéditos que articulem temas multi e interdisciplinares sobre sociedade, ciência e tecnologia, relacionados aos diversos campos da vigilância sanitária. A revista é classificada como B1 pela área de avaliação interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes). Visa em Debate está indexada nas seguintes bases de dados: e-revista, DOAJ, Latindex, Lilacs e sumário.org.