Dossiê - Gestão da informação e da comunicação em saúde (RECISS)

28/09/2022

Dentro do vasto campo da saúde e de suas diversas ramificações, seja em estruturas de prestação de serviços (hospitais, clínicas, unidades básicas e outros), seja dentro do grande sistema de saúde (instituições de ensino, veículos de comunicação, fornecedores, governo, órgãos de vigilância e monitoramento, associações da sociedade civil, entre outros, que contribuem sobremaneira para a promoção, prevenção e atenção à saúde), temos dois grandes campos que interagem, se relacionam e se imbricam nessa relação: a gestão da informação e da comunicação em saúde. É a informação, e suas formas de produção, circulação e consumo, que conecta essas partes de um sistema complexo, como a Saúde Coletiva.

Os diversos procedimentos dos fluxos assistenciais, administrativos e logísticos da saúde são atravessados e se sustentam na realização de ações informacionais e comunicacionais, fatores fulcrais para o adequado funcionamento de qualquer organização, que no setor saúde ainda se revela de forma mais acentuada.

Essa relevância se deve principalmente aos diversos riscos que se apresentam às instituições e às pessoas envolvidas (pacientes, familiares, profissionais, sociedade) quando o gerenciamento desses temas não é empreendido de forma adequada, demonstrando a importância do fortalecimento de estudos científicos que embasam a tomada de decisão para a definição de protocolos, sistemas e padrões de atuação.

A complexa teia informacional-comunicacional do setor saúde figura-se ainda como múltipla, transversal e interdisciplinar, proporcionando que variadas áreas possam contribuir com distintos olhares que se complementam para a reflexão quanto à melhoria contínua dos processos no âmbito dos aparelhos e serviços de saúde. Grande parte dessa informação circula atualmente em ambientes digitais os mais diversos e sem a integração necessária, o que vem alterando a organização do trabalho em saúde e a relação entre cidadãos e o sistema de saúde.

Os pontos a serem discutidos neste dossiê partem desde o pensamento sobre comunicação enquanto mediação entre seres humanos para o fortalecimento de vínculos, bem como sua caracterização técnica de ferramentas para a conexão destes, até a informação como um insumo comunicacional e base de dados essencial para o monitoramento de políticas e de participação social e a continuidade da produção de sentidos na assistência e vigilância em saúde, assim como formas de armazenamento, uso e tratamento efetivo dos dados utilizados entres os campos da informação e da comunicação.

Serão avaliadas propostas de artigos originais nos seguintes eixos temáticos:
•    Gestão do conhecimento e da informação em saúde;
•    Comunicação visual da informação em saúde;
•    Comunicação de dados em saúde;
•    Perspectivas interseccionais na organização do conhecimento em saúde;
•    Ciência aberta e a gestão da informação em saúde;
•    Produção científica e tecnológica em saúde;
•    Saúde digital, inclusão social e segurança de dados;
•    Modelagens de sistemas de informações em saúde;
•    Sistemas de informação em saúde e a produção do conhecimento;
•    Relações político-comunicacionais entre organizações, públicos e sociedade;
•    A gestão da comunicação, as estratégias de visibilidade e a legitimidade das organizações de saúde;
•    Opinião pública, imagem pública e estratégias de reconhecimento das organizações de saúde em contextos midiatizados;
•    A desinformação em saúde como problema de gestão de informação e comunicação;
•    A qualidade da informação em saúde: princípios, políticas e práticas;
•    A memória organizacional e a gestão da informação e da comunicação em saúde;
•    A gestão da comunicação como possibilidade para melhoria da qualidade e segurança das pessoas nas unidades de saúde.
 
Editores convidados: Mario Pérez-Montoro (Universitat de Barcelona – Espanha); J. Antônio Cirino (Universitat de Barcelona – Espanha).

Prazo de submissão de artigo: até 30 de setembro de 2022.

Publicação: janeiro/março de 2023.

Ao submeter o trabalho, por favor, use a categoria Dossiê Gestão da informação e da comunicação em saúde.

Matéria original da página da RECIIS

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.