A primeira edição de 2023 de Cadernos de Saúde Pública está disponível no site da revista. No editorial de janeiro, as editoras-chefes de CSP apresentam as ações da revista acerca da agenda ambiental, da Ciência Aberta, divulgação científica e processos de avaliação da produção científica no intuito de diálogos plurais e integrativos.
Na seção Ensaio, autores mostram e debatem a garantia de direitos à população intersexo no Brasil, propondo atuações diante das violações ocasionadas por uma prática em saúde injusta e discriminatória.
O artigo Quanto custa uma consulta médica especializada para as famílias de pacientes pediátricos no Sistema Único de Saúde? fomenta o debate sobre as despesas com alimentação e perda de remuneração pela ausência no trabalho em pacientes pediátricos referenciados para avaliação cirúrgica.
Por sua vez, o artigo Acessibilidade e disponibilidade de oferta para o cuidado ao hipertenso na atenção primária à saúde em município rural remoto, Amazonas, Brasil analisa o acesso à APS, no ano de 2019, em relação à acessibilidade geográfica e disponibilidade em área rural remota amazônica, para o cuidado à saúde voltado à hipertensão.
O fascículo de janeiro de Cadernos de Saúde Pública pode ser acessado na íntegra aqui.
Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.