agario - yohoho - agario -yohoho.io unblocked agario unblocked

Brasil
Acesso à Informação

Revistas de saúde lançam chamado para ação emergencial ambiental: proteger temperatura global, biodiversidade e saúde

15/09/2021

Acesse e compartilhe!

Por CSP

Em um momento crítico da crise ambiental global e às vésperas da Assembleia Geral das Nações Unidas, da Cúpula da Biodiversidade e da Conferência das Partes sobre Clima (COP26), editoras e editores de revistas de saúde do mundo inteiro lançaram um chamado para a ação urgente. Confira trecho do editorial publicado recentemente em Cadernos de Saúde Pública sobre o chamado:

Em setembro de 2021, a Assembleia Geral das Nações Unidas reunirá os países em um momento crítico para mobilizar a ação coletiva no enfrentamento da crise ambiental global. As nações estarão reunidas novamente na Cúpula da Biodiversidade em Kunming, na China, e na Conferência das Partes sobre Clima (COP26) em Glasgow, Reino Unido. Antes desses encontros cruciais, nós - editoras e editores de revistas de saúde do mundo inteiro - lançamos esta chamada para ação urgente a fim de manter o aumento médio da temperatura global abaixo de 1,5ºC, interromper a destruição da natureza e proteger a saúde.

A saúde já está sendo prejudicada pelo aumento da temperatura global e pela destruição do mundo natural, situação essa que os profissionais de saúde vêm denunciando há décadas. A ciência é inequívoca; um aumento global de 1,5ºC acima da média pré-industrial e a continuação da perda da biodiversidade significam risco de danos irreversíveis à saúde. Apesar da preocupação necessária do mundo em relação à COVID-19, não podemos esperar o fim da pandemia para reduzir rapidamente as emissões.

Como reflexo da gravidade do momento, este editorial aparece em revistas de saúde do mundo inteiro. Estamos unidos no reconhecimento de que a trajetória atual somente será revertida através de mudanças fundamentais e equitativas em nossas sociedades. Para ler mais, acesse aqui o editorial completo.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.