Brasil
Acesso à Informação

Portal de Periódicos Fiocruz faz 5 anos, celebra 29,5% de crescimento de público e mais de meio milhão de páginas visitadas

10/03/2020

O espaço web, que integra as sete revistas científicas editadas pela Fundação, oferece uma diversidade de conteúdos em acesso aberto

Por Flávia Lobato (Portal de Periódicos Fiocruz)*


Reúna um grupo de editores e dê a eles um espaço para interagir e dialogar sobre desafios e perspectivas da pesquisa, publicação e divulgação da ciência. Aproveite toda essa experiência e transforme num projeto de integração. Incentive com recursos e incremente com novas tecnologias. Siga estimulando a colaboração dos parceiros e a adoção de boas práticas. Depois, compartilhe as informações com toda a sociedade. O resultado? Cerca de 215 mil pessoas alcançadas por diversos conhecimentos em saúde, de forma aberta e gratuita. Este é apenas um resumo da trajetória do Portal de Periódicos Fiocruz (PP), que completa 5 anos no dia 10 de março.

O Portal oferece acesso às sete revistas científicas editadas na Fundação e divulga obras do catálogo da Editora Fiocruz. Dessa forma, promove um diálogo entre publicações centenárias e contemporâneas em diversas áreas do conhecimento em saúde: da biologia às ciências sociais. Além de multi e transdisciplinar, o conteúdo é apresentado em vários formatos (artigos, notícias, entrevistas, vídeos e infográficos) e com uma linguagem acessível. Assim, é possível dar visibilidade às questões da comunidade acadêmico-científica e também destacar temas atuais, ampliando a comunicação com a sociedade.

Observando os dados, pode-se afirmar que os objetivos vêm sendo cumpridos. Em seu primeiro ano, o Portal de Periódicos Fiocruz atraiu 41.825 usuários. Até o fim de 2019, já contava com 54.198 — um aumento de 29,58% ao longo de todo o período. No total, eles visitaram mais de meio milhão de páginas, desde o lançamento, em 2015.

Os conteúdos que mais geraram interesse revelam que o Portal cumpre o papel de ser um hub de conhecimentos da pesquisa e produção científica, contemplando diversidade temática e abrangência, ao mesmo tempo em que se posiciona como uma referência editorial. Entre os cinco mais acessados estão:

Estas e outras questões relevantes e atuais também merecem destaque nas redes sociais. Em 5 anos de atividade, o perfil do Facebook do PP já conquistou 8.351 seguidores — a maioria mulheres (73%) de 25 a 44 anos. Em março de 2019, eram 7.488, o que representa aumento de 11,52% no último ano.

Motivo de comemoração, para a coordenadora executiva do Portal, Ana Furniel. “Isso evidencia o quanto o público valoriza espaços abertos ao debate e que difundem informações confiáveis", afirma, lembrando do contexto atual. “Passamos por muitas dificuldades: falta de financiamento à pesquisa, ataques à ciência, fakenews, pressão por respostas para emergências sanitárias, por exemplo. Chegar aos 5 anos, divulgando conhecimentos com crescimento de público é uma grande conquista dos editores, autores, da comunidade científica”, conclui.

Trajetória

O Portal de Periódicos Fiocruz é fruto de uma proposta do Fórum de Editores Científicos e uma realização da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz.

Este ambiente web, lançado em 10 de março de 2015, integra sete revistas científicas editadas na instituição: Cadernos de Saúde Pública; História, Ciências, Saúde – Manguinhos; Memórias do Instituto Oswaldo Cruz; Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; Revista Fitos; Trabalho, Educação e Saúde; e Visa em Debate. Também oferece informações sobre obras do catálogo da Editora Fiocruz

Neste período, se consolida como instrumento da Política de Acesso Aberto ao Conhecimento; se insere no desenvolvimento das próprias publicações, passando a também ser parte da sua história; e se configura como um espaço importante para o debate das novas formas de produzir, publicar e divulgar ciência.


*Atualizada em 11/3.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.