agario - yohoho - agario -yohoho.io unblocked agario unblocked

Brasil
Acesso à Informação

Pesquisadores da Fiocruz registram imagens do momento exato da infecção em célula pelo novo coronavírus

09/04/2020
Registro em microscopia eletrônica de transmissão, inédito no Brasil, foi produzido durante estudo sobre replicação viral
Resumo: 

 

Imagens de microscopia eletrônica de transmissão produzidas pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) mostram, em detalhe, o momento exato em que uma célula é infectada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). O registro, inédito no Brasil, foi obtido durante estudo que investiga a replicação viral do SARS-CoV-2 — sendo conduzido pelos pesquisadores Débora Barreto e Marcos Alexandre Silva, do Laboratório de Morfologia e Morfogênese Viral, e Marilda Siqueira, Fernando Mota, Cristiana Garcia, Milene Miranda e Aline Matos, do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo.

Para o registro da imagem, foi usada a infecção em células de linhagem Vero, frequentemente utilizada para ensaios in vitro. Em outro registro, é possível identificar diversas partículas do novo coronavírus tentando infectar o citoplasma da célula, onde pode ser visualizado o núcleo, responsável por guardar o material genético da célula. Em uma terceira imagem, partículas virais podem ser observadas dentro do interior da célula. Imagem final mostra partículas infectivas deixando o interior da célula em direção a outra célula saudável, dando continuidade ao ciclo de infecção.

Para acessar as imagens, clique aqui.

Pesquisa científica abre portas

Há uma série de experiências na biologia celular e na virologia que abriram as portas para possíveis resultados relacionados ao novo coronavírus. Neste contexto, o Portal de Periódicos Fiocruz selecionou dois artigos da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, ambos publicados em 2016. O primeiro trata de um novo protocolo desenvolvido para a técnica de microscopia eletrônica de transmissão. Já o segundo é sobre a estrutura do Zika vírus e seu comportamento dentro das células. Confira, na íntegra:

Baixo impacto no processamento de células fixas visando a microscopia eletrônica de transmissão

Na cultura celular, as estruturas das células sofrem forte impacto devido à centrifugação durante o processamento para observação em microscópio eletrônico. Para minimizar esse efeito, um novo protocolo foi desenvolvido com sucesso nesse artigo. Usando reagentes e equipamentos convencionais, a compressão celular foi reduzida a nenhuma ou à menor deformação possível.

Ultraestrutura das partículas do vírus zika em culturas celulares

Em 2015, o Zika vírus infectou milhares de brasileiros e se espalhou para outros países americanos, o que teve forte impacto à saúde pública no Brasil. Naquele momento, foi importante identificar uma linhagem celular suscetível que permitisse o isolamento e a identificação do vírus — só assim foi possível estudar a estrutura da partícula viral e desvendar o seu comportamento dentro das células.

Autor: 
Imagens: Débora F. Barreto-Vieira (IOC/Fiocruz)
Infográfico: Jefferson Mendes
Texto: IOC/Fiocruz e Portal de Periódicos Fiocruz

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.