Ciência e Letras - Políticas e Cuidado em Saúde Mental
Esta edição do Ciência & Letras trata do livro "Políticas e Cuidado em Saúde Mental: contribuições para a prática...
Fernando Tenório discorre sobre a publicação do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (1980), sua reformulação recente e consequências.
Neste vídeo, o professor do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Fernando Tenório comenta os efeitos das mudanças das classificações psiquiátricas no tratamento de doenças mentais. Para Tenório, uma das graves consequências destas mudanças é excluir a subjetividade do tratamento, em favor de uma perspectiva "supostamente mais científica e pragmática" — o que ele considera questionável.
O tema é aprofundado pelo professor no artigo Psicose e esquizofrenia: efeitos das mudanças nas classificações psiquiátricas sobre a abordagem clínica e teórica das doenças mentais, no qual Tenório discorre sobre a publicação do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais em 1980, sua reformulação recente e consequências.
Assista ao vídeo e leia o artigo, disponíveis aqui no Portal de Periódicos Fiocruz.
Saiba mais no Blog de HCS-Manguinhos
Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.