agario - agario - yohoho - agario -yohoho.io unblocked agar.live

Brasil
Acesso à Informação

Fiocruz promove encontro sobre ciência aberta e governo aberto

25/11/2019
O evento acontece na sede da Fiocruz Brasília, no dia 27/11. Inscreva-se já e não perca!
Por Valentina Leite (Portal de Periódicos Fiocruz)


No dia 27 de novembro, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promove o 1º Encontro Nacional de Ciência Aberta e Governo Aberto. O evento acontece na sede da Fiocruz Brasília. O encontro tem o objetivo de aproximar as duas perspectivas, da ciência aberta e do governo aberto, que estão impulsionando as instituições da administração pública na direção da transparência, do acesso à informação pública e da participação social. A vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, participará da mesa de abertura do encontro, que reúne diversas instituições em sua organização.

Uma delas é a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Patrícia Bertin, supervisora de Governança da Informação e Transparência, da Secretaria de Desenvolvimento Institucional da Embrapa, explica a importância do tema. "Governo aberto é um movimento global que promove uma maior transparência das ações do governo e propicia um melhor uso dos recursos públicos", diz. "A ideia é permitir a abertura e o amplo compartilhamento de dados – o Brasil foi um dos fundadores dessa iniciativa, que chamamos Open Government Partnership (OGP), junto com os Estados Unidos".

De acordo com Bertin, existe uma zona de convergência entre a noção de governo aberto e de ciência aberta, que era pouco explorada até recentemente. "Estamos falando de divulgar informações abertamente, de maneira compreensível e acessível, que é a mesma noção que se aplica à ciência aberta, só que com dados da pesquisa e da publicação científica", pontua. "Hoje, eventos como este comprovam que já há uma reflexão sobre as aplicações dessa abertura nas instituições de ensino e pesquisa".

Abertura da ciência e organizações públicas

Ciência aberta é um tema muito caro e cada vez mais discutido no universo das publicações científicas. Por isso, destacamos a leitura de artigo publicado pela Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis), em 2017. O trabalho trata da experiência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), instituição que faz parte da comissão organizadora do evento.

Trata-se de uma análise do momento em que a Embrapa iniciou discussões para a construção do seu Plano de Dados Abertos – um instrumento de planejamento para a implementação e a racionalização dos processos de publicação de dados abertos em organizações públicas. 

Acesse já o artigo: A construção do plano de dados abertos de uma organização pública de pesquisa e desenvolvimento e o desafio de uma ciência agropecuária aberta.

Mais sobre o encontro

 Encontro Nacional de Ciência Aberta e Governo Aberto é uma ação no âmbito do 4º Plano de Ação Brasileiro (2018-2020), da Parceria pelo Governo Aberto (Open Government Partnership/OGP). Além da Fiocruz, a comissão organizadora do evento é composta pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas através do site. Inscreva-se e acesse a programação aqui.

Evento: 1º Encontro Nacional de Ciência Aberta e Governo Aberto
Data: 27/11
Horário: 8h30
Local: Sede da Fiocruz Brasília (Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, Brasília - CEP: 70904-130)