Pesquisa e acesso aberto
Representantes da Fiocruz comentam questões relacionadas a acesso aberto, direito autoral e disseminação do conhecimento...
Apresentações musicais e de dança, grafite, experimentos científicos, dinâmicas que misturam ficção e ciência serão atividades presentes no Festival de Ciência, promovido pelo Museu da Vida. O evento ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de junho nos espaços do museu das 9h às 16h30, na quinta e sexta, e das 10h às 16h, no sábado.
O Festival, que terá como tema a biotecnologia, contará com uma programação artística, além de debates de assuntos como biologia celular, genética, transgênicos, células-tronco, entre outros. O evento terá a participação de cientistas da Fiocruz e de outras instituições, como o neurocientista e professor Stevens Rehen, do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, além da colaboração da Biogen Brasil, empresa da área de biotecnologia.
Dentro do festival, também será realizada a segunda edição do evento "Um dia com genômica no ensino médio", na sexta, dia 23. Alberto Dávila, chefe do Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), é o organizador da iniciativa. Realizado pela primeira vez em 2016, a atividade deu início a uma nova fase do Programa "IOC+Escolas". Criado em 2015, o programa busca incentivar e despertar a curiosidade científica dos estudantes e contribuir para a divulgação da ciência.
O evento faz parte da série de atividades prevista no âmbito do projeto World Biotech Tour (WBT), iniciado em 2015. Selecionado pela Associação de Centros de Ciência e Tecnologia dos Estados Unidos (ASTC, na sigla em inglês) para sediar o WBT 2017, o Museu da Vida está nessa iniciativa junto com outros quatro museus ao redor do mundo. Para saber mais sobre a iniciativa, acesse o site.
Outras atividades estão sendo desenvolvidas este ano no WBT, como o Programa de Jovens Embaixadores, em que um grupo de estudantes de ensino médio está sendo acompanhado por profissionais do Museu para desenvolver projetos nas áreas de biotecnologia e divulgação científica. Ao todo, foram selecionados 15 jovens que realizarão seus projetos até novembro. Durante o festival, eles vão conversar com o público sobre as atividades que estão realizando.
Pesquisadores, educadores e estudantes estão convidados a contribuir com a programação através da realização de atividades no evento. Os interessados em participar devem entrar em contato com os organizadores pelo e-mail nedc.fiocruz@gmail.com.
O Museu está localizado na Fiocruz, no campus de Manguinhos, Avenida Brasil, nº 4365. Para agendamento de escolas e mais informações, ligue para (21) 2590-6747.
Fonte: Museu da Vida