Brasil
Acesso à Informação

Farmacovigilância em tuberculose: artigo da Visa em Debate foi apresentado na Anvisa

08/05/2019

A editora Maria Helena Villas Bôas debateu o tema durante a primeira edição da Sessão Científica Visa Debate, que aconteceu em Brasília

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

 

Maria Helena Villas Bôas, uma das editoras científicas da revista Visa em Debate, esteve em Brasília na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 29 de abril, para participar da primeira edição da Sessão Científica Visa Debate. O evento, promovido pela Gerência Geral de Conhecimento, Inovação e Pesquisa (GGCIP) da Anvisa, consiste na apresentação oral e no debate de um artigo selecionado do periódico.

O artigo em questão foi o Farmacovigilância em tuberculose: experiência-piloto de um Centro de Referência do Rio de Janeiro, de autoria de Erica Fernandes da Silva, Aline Gerhardt de Oliveira Ferreira, Jonatas Reis Barreto e Fabiano Caseira Macedo da Silva. 

A apresentação foi feita por Erica, que é a responsável técnica pela farmácia do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). A mediação do debate ficou por conta do gerente de Farmacovigilância da Anvisa, Marcelo Vogler. O público foi formado por técnicos da Anvisa que trabalham na área do artigo. “Estamos aqui para falar sobre o projeto-piloto que fizemos em 2013 e 2014 para estimular a notificação à Anvisa dos eventos adversos dos medicamentos utilizados no tratamento da tuberculose e explicar quais são os cenários para a retomada desse projeto, que começou em 2018”, explicou Erica Silva.

Para Maria Helena Villas Bôas, a exposição e o debate sobre os artigos da revista ampliam o acesso aos conteúdos e conhecimentos que foram publicados, de forma a ajudar na qualificação dos profissionais da área de vigilância sanitária: “A apresentação dos artigos na Anvisa contribui também para divulgar o periódico entre o seu público-alvo, além de intensificar o vínculo entre o INCQS e a Agência”, completou.

Sobre a revista

A revista Visa em Debate é um periódico trimestral, exclusivamente online, que publica textos originais voltados à Vigilância Sanitária e disciplinas afins. Editada pelo Instituto Nacional Controle Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) com o apoio financeiro e técnico da Anvisa, tem como objetivo disseminar conhecimentos aplicáveis ao campo da promoção da saúde, da prevenção de doenças e outros agravos à saúde, bem como da estruturação, organização e funcionamento do sistema único de saúde no âmbito da regulação do risco sanitário.  

A partir da edição de fevereiro de 2019, a publicação passou pot mudanças de caráter interno e externo para se atualizar dentro do sistema OJS (Open Journal Systems), o software de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas utilizado. As principais atualizações foram no design e a obrigatoriedade da inserção do ORCID (Open Researcher and Contributor ID), flexibilizando o trabalho de gerenciamento do processo editorial e tornando-a mais interativa e atrativa ao público.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.