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Fórum de Editores Científicos promove evento on-line sobre revisão por pares aberta

29/10/2021

A gravação completa está disponível no Youtube

Na semana passada (21), o Fórum de Editores Científicos da Fiocruz organizou a segunda edição dos Papos Periódicos. Dessa vez, o tema em discussão foi a revisão por pares aberta. Trata-se de uma das práticas da ciência aberta, neste caso ligada à editoria científica – e, por isso, de grande relevância para editores de periódicos, pesquisadores e interessados no tema da publicação científica.

A transmissão aconteceu através do canal do Youtube da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e contou com tradução simultânea em libras, como forma de ampliar a acessibilidade do debate. O chat do Youtube ficou aberto, garantindo uma larga participação do público durante o debate. Aos palestrantes, surgiram questões relacionadas, principalmente, a obstáculos e resistências na adesão à revisão por pares aberta.

“Nos reunimos para tratar desse tema tão relevante que é a ciência aberta, em uma perspectiva ampliada. A Fiocruz atua há anos baseada em sua Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, portanto temáticas como a revisão por pares aberta apenas reforçam a importância desse debate dentro da instituição”, disse a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado.

“Entre nós, editores de periódicos, os temas da ciência aberta geram discussões constantes. Entramos em consenso ao eleger a revisão por pares aberta como pauta deste evento e, para mim, a temática repercute sobre uma tríade que envolve transparência, consistência e o timing da avaliação científica”, pontuou a editora científica da TES e membro do Fórum de Editores Científicos da Fiocruz, Angélica Ferreira Fonseca.
 

Mas afinal, o que é revisão por pares aberta?
Ao submeter um artigo para publicação em um periódico científico, antes de publicado ele deve ser validado por outros pesquisadores - chamados, nesse caso, de revisores. A revisão por pares (ou avaliação por pares) é uma das modalidades de avaliação na pesquisa científica, já que existem outras, como os preprints. No caso da revisão por pares aberta (ou avaliação por pares aberta), trata-se de um desdobramento da revisão por pares, porém alinhada aos princípios da ciência aberta, um movimento recente que propõe um processo mais transparente e colaborativo na pesquisa.


Um breve resumo sobre as falas do evento

Da Bireme/Scielo, Lilian Calò traçou um histórico sobre a publicação científica até os dias de hoje, desde pilares tradicionais de avaliação e publicação, até novas modalidades de validar a pesquisa. Ao apresentar uma série de experiências internacionais, compartilhou também formas inovadoras de avaliação por pares, além de diversas vantagens e desvantagens.

Da revista científica Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Glauco Silva compartilhou a experiência de sua revista. Após apresentar um breve histórico do periódico, sua estrutura e equipe responsável, fez um relato sobre os antecedentes e a experiência da revista com a prática da revisão por pares aberta, finalizando com expectativas para os próximos anos.

Da revista científica Dados, Luiz Augusto Campos encorajou a comunidade a investir nessas novas experiências, sem grandes restrições às incertezas e possíveis erros cometidos no processo. Em sua fala, ele compartilhou alguns possíveis motivos para a resistência dos pesquisadores em adotarem a prática. Segundo ele, “tal resistência deve ser relativizada, embora ela seja um fato”.

 

 

Instituição: 
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Autoria: 
Texto: Valentina Leite (Portal de Periódicos Fiocruz)
Transmissão do evento: VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Organização do evento: Fórum de Editores Científicos da Fiocruz
Apoio: Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC)

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