Brasil
Acesso à Informação

Fórum de Editores Científicos da Fiocruz discute preservação digital, altmetria e repositório institucional

19/11/2019
Aberto ao público, o evento acontece no dia 22/11, às 10h, no campus da Fiocruz no Rio de Janeiro
Por Valentina Leite (Portal de Periódicos Fiocruz)


Preservação digital, altmetria e repositório institucional: o que isso tem a ver com periódicos científicos? É o que o Fórum dos Editores Científicos da Fiocruz debater na próxima sexta-feira (22/11), numa reunião extraordinária. O evento é aberto, sem inscrição prévia e voltado a editores científicos, bibliotecários, profissionais de tecnologia da informação, jornalistas e demais interessados no assunto. O encontro com o público será das 10h às 12h30, no auditório do Centro de Documentação e História em Saúde (CDHS), no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Os temas serão abordados pela equipe do Arca — repositório institucional da Fiocruz: Claudete Queiroz, Luciana Danielli e Andréa Gonçalves.

Arca e contagem de citações

Em junho deste ano, o Arca passou a disponibilizar a contagem de citações e a altmetria para os trabalhos depositados no repositório, desde que tenham identificação DOI. A contagem de citações é fornecida pela ferramenta Dimensions, com base nos dados de citação da Crossref e de centenas de editoras acadêmicas.

Além disso, é possível ver também quando e por quem o trabalho foi mencionado em redes sociais, blogs, sites de notícia, patentes e políticas públicas, através da Altmetric. Para consultar as citações e métricas alternativas dos trabalhos disponíveis no Arca, basta ir até o rodapé da página do repositório na internet e clicar em um dos símbolos para ver mais detalhes sobre as citações e menções online.

Altmetria de artigos científicos

Os estudos métricos da informação em ciência e tecnologia indicam que artigos publicados em acesso aberto costumam ter vantagens em seus indicadores tradicionais de avaliação. Com essa máxima, a Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) publicou estudo, em 2017, sobre altmetria em artigos de periódicos científicos brasileiros.

Intitulado Altmetria de artigos de periódicos brasileiros de acesso aberto na ScienceOpen: uma análise das razões de menções, o artigo da Reciis é um estudo qualitativo: avalia um conjunto de artigos de periódicos de acesso aberto presentes na ScienceOpen, da Coleção SciELO Brasil.

Ao todo foram identificados 1.976 dados altmétricos, de artigos publicados entre 2001 e 2015. A maioria dos dados gerados provém do Twitter (68,9%), seguido do Facebook (18,4%) e do Mendeley (12,3%).

Acesse já o estudo!