agario - yohoho - agario -yohoho.io unblocked agario unblocked

Brasil
Acesso à Informação

Editora Fiocruz lança livro que investiga as relações entre trabalho e saúde mental

25/11/2020

Assista ao vídeo com a autora, a psicóloga Adriana Reis, que atua no SUS há quase duas décadas. Título já está disponível na Livraria Virtual e na plataforma SciELO Livros


Será que o trabalho pode adoecer mentalmente as pessoas? Em caso positivo, que condições podem favorecer esse adoecimento? Essas e outras questões motivaram a pesquisa da psicóloga Adriana de Paula Reis durante o mestrado em psicologia social, originando o livro Trabalho, Saúde e Adoecimento Mental: percursos na rede de atenção do SUSO título acaba de ser lançado pela Editora Fiocruz (25/11), e está disponível nos formatos impresso - pela Livraria Virtual da editora - e digital, por meio da plataforma SciELO Livros. O volume integra a lista de originais selecionados a partir de chamada pública para livros autorais da Editora Fiocruz.

A obra é um desdobramento da dissertação defendida pela autora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2016. Profissional do Sistema Único de Saúde (SUS) há quase duas décadas, no município de Betim (MG), a autora revela em sua pesquisa a importância do cuidado integral em saúde e do compartilhamento de saberes e experiências entre trabalhadores e usuários do Sistema. Para a professora do Departamento de Psicologia da UFMG Cláudia Penido, o título é "uma relevante contribuição para a área de saúde mental e trabalho".

Estudos de casos são apresentados com riqueza de detalhes

Além de referências, histórias e trajetórias dos personagens (que foram mantidos no anonimato, por questões éticas de pesquisa), a escritora realiza, ao longo de cinco capítulos, análises sobre a Rede SUS e sobre o campo da saúde do trabalhador e suas articulações. "Os estudos de casos dos trabalhadores são apresentados com riqueza de detalhes, demonstrando que a atenção delicada e sensível de Adriana Reis permitiu dar concretude aos trabalhadores, usuários, profissionais da saúde e ao SUS. O livro também revela a política pública em ação na vida das pessoas, e, ao mesmo tempo, a importância do SUS e das ações em saúde do trabalhador", enaltece a pesquisadora Leny Sato, docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade de São Paulo (USP), no texto de quarta capa.        

O valor dos trabalhadores e profissionais do SUS atravessa todas as abordagens da obra, com olhar especial para a Atenção Primária à Saúde. "Reconhecemos que o trabalho de servidores públicos pode fazer a diferença no desenvolvimento de trajetórias de vidas, especialmente marcadas pela desigualdade e discriminação social. Daí a importância fundamental do fortalecimento de políticas públicas como um potente e estratégico instrumento para a construção de uma sociedade democrática", enfatiza a autora, na apresentação do livro.

Dessa forma, o volume cumpre um especial objetivo de debater temas fundamentais em meio às profundas relações entre saúde mental e trabalho. "O esforço de Adriana para disseminar no sistema público de saúde uma reflexão séria sobre a importância do trabalho na compreensão do adoecimento mental traz consigo tão somente o desejo de permitir uma melhor oxigenação das práticas profissionais", destaca, no prefácio, a pesquisadora Maria Elizabeth Antunes Lima, professora aposentada do Departamento de Psicologia da UFMG.

Apesar de ter como base uma pesquisa realizada antes da pandemia do novo coronavírus, o título é lançado em meio às muitas transformações nas configurações de trabalho causadas pela Covid-19 e diante de novos desafios para o campo de atenção em saúde mental. A partir das diferentes narrativas dos entrevistados, Adriana Reis alerta para "a importância de os profissionais de saúde estarem atentos a como o trabalho pode ser uma categoria fundamental para a compreensão da vida das pessoas".

Lançamento integra lista de livros originais aprovados em edital

O volume é a quinta publicação oriunda de chamada pública para livros autorais da Editora Fiocruz. Em abril de 2019, a Editora lançou dois editais para encerrar o ciclo de comemorações de seus 25 anos. Em outubro do ano passado, os resultados das chamadas foram divulgados. Para a de livros autorais, 47 originais foram submetidos à Editora. Seis obras foram selecionadas, incluindo a de Adriana Reis. Leia mais sobre o resultado do edital, aqui.

Sobre a autora

Adriana de Paula Reis é psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela UFMG e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). É servidora pública e profissional do SUS no município de Betim (MG) desde 2002.

Trabalho, Saúde e Adoecimento Mental: percursos na rede de atenção do SUS (Editora Fiocruz)

Primeira edição: 2020 | 265 páginas
Preço de capa (versão impressa):  R$ 50 | Preço SciELO Livros (versão digital): R$ 30

Para saber mais, acesse também outros conteúdos sobre o tema pelas palavras-chave e nas abas abaixo.

Instituição: 
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Autoria: 
Marcella Vieira (Editora Fiocruz)

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.