agario - yohoho - agario -yohoho.io unblocked agario unblocked

Brasil
Acesso à Informação

Direito sanitário é o tema do CIADS, a (futura) nova revista do Portal de Periódicos Fiocruz

19/07/2021
Por Valentina Leite (Portal de Periódicos Fiocruz), com apoio da Fiocruz Brasília

Entrevistamos a editora científica dos Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS)

Em breve o Portal de Periódicos Fiocruz amplia o universo do conhecimento científico no campo do direito sanitário: a Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário passará a integrar o Portal, junto às outras sete revistas já disponíveis em acesso aberto na plataforma. O CIADS, como também é chamado, é uma revista trilíngue e trimestral, publicada pelo Programa de Direito Sanitário (Prodisa), da Fiocruz Brasília.

Entrevistamos a pesquisadora Sandra Alves, editora científica do CIADS e coordenadora do Prodisa, que contou um pouco sobre a história e a área de atuação do periódico. Assista, em destaque acima.

Segundo Sandra, o objetivo principal da revista é estimular a discussão sobre pautas do direito e da saúde em toda a região ibero-americana – que contempla países e territórios da América onde o português ou o espanhol são as línguas predominantes. “Na revista, abordamos temas como violência obstétrica, saúde na era digital, segurança do paciente, saúde mental e saúde prisional. Sempre buscamos estar antenados ao que está sendo discutido sobre as garantias do direito à saúde no Brasil”, pontua a editora científica. “Convidamos a comunidade a conhecer o CIADS e a publicar conosco!”, completa.

Direito e saúde em acesso aberto

Direito sanitário é o ramo do conhecimento que estuda a relação entre o direito e a saúde, trazendo para o campo jurídico diversas questões que permeiam a construção e a garantia de direitos a todos os cidadãos quando se trata de pautas da saúde. É nessa área que a revista busca publicar, priorizando debates atuais e relevantes para a sociedade.

O público-alvo da revista são professores, pesquisadores e estudantes de Direito, de Ciências da Saúde e de Ciências Sociais. A revista também visa alcançar profissionais da área do direito, além de profissionais e gestores da saúde. Para saber mais, clique aqui e visite o periódico.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.