Pesquisador da Fiocruz fala sobre redução de danos no programa Sala de Convidados
O assunto foi tema de seminário realizado durante as comemorações dos 117 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Suplemento da revista Cadernos de Saúde Pública traz estudo que analisa a construção do Estado de bem-estar nos países latino-americanos
A inclusão social é um caminho difícil quando se refere à história dos países latino-americanos. Esse continente abriga países que se caracterizam por terem as mais agravantes desigualdades de renda no mundo, além de possuírem grande informalidade no mercado de trabalho e a presença solidificada da manutenção de privilégios fortalecida pelos interesses de atores poderosos. A revista Cadernos de Saúde Pública apresenta, em sua atual edição (vol. 33, supl. 2, 2017) um artigo que analisa desafios políticos encontrados nas democracias tardias no continente latino-americano.
A pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Sonia Fleury, é autora do artigo O Estado de bem-estar na América Latina: reforma, inovação e fadiga, que analisa os desafios da construção do Estado de bem-estar em democracias tardias na América Latina. O artigo mostra como a literatura identificou diferentes padrões de proteção social na região e como os modelos de reforma recentes transformaram instituições, em um contexto socioeconômico desfavorável. Os resultados apontam para o surgimento de uma mistura de medidas de proteção social que aumentaram a cobertura e reduziram a pobreza, mas não conseguem garantir os direitos e a longevidade dos cidadãos universais.
O artigo está disponível em inglês e espanhol.
Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
Deixe um comentário