Ciência e Letras: RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde
Este programa trata da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (RECIIS). Aborda os aspectos...
Papirocentrismo, produtivismo e mimetismo marcam a avaliação da atividade científica, segundo autores, que estudaram o processo de desenvolvimento das métricas de avaliação e atuais estratégias de aplicação
Com que réguas estão medindo ciência? A revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (vol. 24, n.3, jul-set/2017) traz uma análise extremamente atual sobre os desvios da avaliação da produtividade científica. Os autores Marcos Antônio Mattedi e Maiko Rafael Spiess, do Núcleo de Estudos da Tecnociência da Universidade Regional de Blumenau, fazem uma reconstrução histórica do processo de desenvolvimento das métricas de avaliação e das atuais estratégias de aplicação, sustentando que uma nova agenda de avaliação deve contornar três obstáculos estabelecidos pela metrificação, a saber:
Para os autores, a metrificação encerra um paradoxo intrigante: quanto mais a avaliação da produtividade científica se aperfeiçoa tecnicamente, menor a confiança dos cientistas e quanto maior a objetividade, menor a credibilidade. “A metrificação transforma um padrão de comunicação científica em parâmetro de avaliação para toda produção científica”, afirmam.
Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
Deixe um comentário