agario - yohoho - agario -yohoho.io unblocked agario unblocked

Brasil
Acesso à Informação

Acesso aberto ao conhecimento: Fiocruz lança curso da formação modular em ciência aberta

26/12/2019

Módulo trata de mudanças no campo da informação e da comunicação científica. Entre os conteudistas, há editores de revistas científicas mantidas pela Fiocruz

Por Valentina Leite (Campus Virtual Fiocruz)

 

Por mais acesso ao conhecimento científico. Dando continuidade às suas políticas institucionais, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lança a terceira série de sua Formação Modular em Ciência Aberta, que trata da pesquisa aberta. O primeiro curso da série 3 é sobre Acesso aberto. Em 10 horas-aula, os participantes vão aprender sobre a história deste movimento, conhecer os principais conceitos e formas de aplicação, marcos e experiências internacionais.

À frente do novo curso está Ana Beatriz Aguiar, da Coordenação de Informação e Comunicação da Fiocruz. Ela explica que o módulo é fundamental para a compreensão das mudanças que vêm ocorrendo no campo da informação e da comunicação científica. "A comunicação em ciência avança cada vez mais e há uma pressão por mais transparência: isso se traduz em novas práticas, como a aceleração dos processos editoriais de publicação", comenta.

Para que os alunos conheçam melhor estas experiências, o curso reúne uma série de práticas bem-sucedidas na América Latina e no mundo. "Algumas delas são da própria Fiocruz, como a Política de Acesso Aberto, o Repositório Institucional Arca e o Portal de Periódicos Fiocruz", diz. Conheça a estrutura e os conteudistas do curso, que conta com a experiência de editores científicos de publicações mantidas pela Fundação:

  • Aula 1: O que é acesso aberto (Ana Maranhão e Viviane Veiga)
  • Aula 2: Panorama internacional do acesso aberto (Eloy Rodrigues)
  • Aula 3: Acesso aberto em perspectiva nacional e regional (Bianca Amaro) 
  • Aula 4: Acesso aberto na Fiocruz: relatos de experiência (Ana Maranhão, Ana Cristina da Matta Furniel, Ana Paula Bernardo Mendonça, Claudete Fernandes, Flávia Lobato, João Canossa, Luciana Danielli, Roberta Cerqueira, Sarita Albagli,Vanessa Arruda e Viviane Veiga)
  • Aula 5: Implicações da comunicação científica (Abel Parker, Adeilton Brandão e Solange Santos)


Conheça a Formação Modular em Ciência Aberta

Formação Modular em Ciência Aberta é uma realização da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) por meio do Campus Virtual Fiocruz. É composta por quatro séries e oito microcursos. A iniciativa é uma parceria entre a Coordenação de Informação e Comunicação da Fiocruz, a Escola Corporativa Fiocruz, a Universidade do Minho (Portugal) e o Campus Virtual FiocruzClique aqui para se inscrever.

Saiba mais sobre o tema nas revistas cietíficas editadas pela Fiocruz

O Portal de Periódicos Fiocruz indica a leitura de um artigo da Revista Fitos, que relata a experiência do periódico científico em acesso aberto ao conhecimento.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.