Artigos ressaltam importância do acesso aberto para o avanço da ciência

18/10/2024
Simone Intrator

A Semana Internacional do Acesso Aberto de 2024 acontece este ano dos dias 21 a 27 de outubro. Para celebrar a data, o Portal de Periódicos, reuniu artigos já publicados e inéditos para deixar você por dentro do tema. O Portal de Periódicos congrega nove revistas científicas em formato eletrônico com acesso aberto diamante a leitores sem pagamento de taxas, e a Editora Fiocruz, que disponibiliza mais da metade de seus títulos depositados no Scielo Livros em acesso aberto e tem mais de 54 milhões de downloads nessa base.

Lançado em março de 2015, o Portal é um pilar fundamental da Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz, promovendo o acesso livre ao seu conteúdo. A iniciativa se alinha ao movimento de Acesso Aberto, facilitando o compartilhamento de informações e dados para a pesquisa. 

Clique nos links para ler artigos publicados pelas revistas da Fiocruz sobre o tema.  

TES (Trabalho, Educação e Saúde)

O Editorial desta edição da Revista, intitulado “A materialização dos ideais de uma Ciência Aberta: 10 anos da Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz”, dos pesquisadores Paulo Cezar Vieira Guanaes e Vanessa de Arruda Jorge, discute a complexidade de se fazer ciência aberta numa instituição com o porte e as especificidades – está inserida no sistema nacional de avaliação de pesquisa, tem ações de cooperação internacional, é vinculada ao governo brasileiro e peça-chave do Sistema ÚNico de Saúde (SUS) – da Fiocruz.

RECIIS (Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde):

O Editorial Movimento de Acesso Aberto: voltaremos ao ponto de partida?, dos autores Kizi Mendonça de Araújo, Igor Sacramento e Christovam Barcelos, fala sobre os 21 anos do movimento de Acesso Aberto (AA), completados em 2023, com a Iniciativa Budapeste de Acesso Aberto (BOAI), publicada em fevereiro de 2002. A iniciativa teve como objetivo conceituar e propor estratégias para implementação do acesso aberto, livre e gratuito às  publicações  científicas,  garantindo  assim  sua  ampla  divulgação  e  diminuição  das  barreiras  para o conhecimento. O movimento teve como estopim a chamada “crise dos periódicos”, deflagrada em meados da década de 1980 pela impossibilidade das bibliotecas, principalmente as norte-americanas, de continuarem a manter suas coleções de periódicos atualizadas frente à crescente demanda e ao aumento do número de títulos, bem como em decorrência das taxas cada vez mais altas de assinaturas das editoras comerciais.

Foi  por  meio  dos  estudos  sobre softwares de periódicos científicos que Juan Pablo Alperin passou a desenvolver pesquisas sobre a comunicação científica, principalmente em relação à temática de acesso aberto e sua questão mais ampla que envolve a ciência aberta. Em entrevista à Reciis, o professor e pesquisador argumenta que é preciso pensar em como se abrir o acesso ao conhecimento e não apenas garanti-lo. O texto de De la tecnocracia a la equidad y la sustentabilidad: por otra ciencia abierta pode ser acessado pelo link https://doi.org/10.29397/reciis.v16i4.3524. Em espanhol.

Cadernos de Saúde Pública 

Em 40 anos de Editoriais, Cadernos de Saúde Pública, importante publicação sobre saúde com acesso aberto, se debruça sobre os textos editoriais feitos desde o início da revista e quais os objetivos  e as peculiaridades de cada publicação. De acordo com o texto, alguns ressaltam um artigo específico do fascículo e são os que chamamos de “Escolha das Editoras”. Outros abordam pontos importantes da política editorial que permitem auxiliar os autores na escolha da revista para submissão do artigo, principalmente na resposta à seguinte pergunta: “será mesmo que esse artigo é adequado para CSP?”. Editoriais informam, também, a opinião do conselho editorial sobre os aspectos da produção científica da área abordada pela revista - no caso de CSP, a Saúde Coletiva - e, ainda, sua visão e seu posicionamento político sobre temas considerados absolutamente relevantes nos contextos da ciência, da sociedade e da saúde.

Leia também:

Diálogos de uma prática científica: https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/8284

CSP em 40 anos de publicação científica: https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/8628

Preprints em CSP: https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/7938

Conheça as outras revistas científicas da Fiocruz: 

Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, revista multidisciplinar, publica desde 1909, pesquisas originais nos campos da medicina tropical e parasitologia humana com abordagens da bioquímica, imunologia, biologia celular e molecular e genética. A revista aderiu à modalidade de publicação contínua (CP). Ocasionalmente, os trabalhos apresentados em simpósios ou congressos são publicados no formato de uma série de artigos independentes.

História, Ciências, Saúde – Manguinhos é uma publicação trimestral da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), unidade dedicada à documentação, pesquisa em história das ciências e da saúde e divulgação científica. Tem seções dedicadas a artigos e ensaios originais, notas de pesquisa, documentos relevantes para estudos históricos, imagens, entrevistas, debates e resenhas de livros e filmes. Além de suas quatro edições regulares, distribui pelo menos um suplemento temático a cada ano. É indexada no Brasil e no exterior, tem formato impresso e eletrônico – neste último caso, sendo possível acessar as versões em inglês de alguns de seus artigos. A revista foi lançada em julho de 1994. Passou a publicar versão digital em 1998 e ingressou no Portal SciELO em 2000. 

A revista Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência e Tecnologia(Visa em Debate) é uma publicação anual exclusivamente online, editada pelo Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) com o apoio financeiro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Divulga artigos acadêmicos e científicos inéditos que articulem temas multi e interdisciplinares sobre sociedade, ciência e tecnologia, relacionados aos diversos campos da vigilância sanitária. 

A Revista Fitos é um periódico científico interdisciplinar, em acesso aberto, sem custos para autores e de difusão gratuita, com publicação em fluxo contínuo, editado pelo Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (CIBS), do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz. Tem como pauta a inovação em Biodiversidade e Saúde e publica artigos científicos inéditos e originais.

A Revista de Alimentação e Cultura das Américas (Raca) tem o objetivo de trabalhar patrimônios culturais alimentares, materiais e imateriais do continente americano. A cultura alimentar é um campo interdisciplinar, com dimensão estratégica para estimular a reflexão e a compreensão da problemática alimentar e nutricional dos povos. É uma publicação trilíngue (português, espanhol e inglês), semestral e de acesso livre.

O Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) publica trabalhos no campo do Direito Sanitário, que é o ramo do conhecimento que estuda a relação entre o Direito e a Saúde, trazendo para a área jurídica as questões que permeiam a construção e a garantia do direito sanitário, desde sua produção normativa, nacional e internacional, até sua aplicação pelos poderes estatais e organismos internacionais. É uma publicação dirigida a professores, pesquisadores e estudantes de Direito, de Ciências da Saúde e de Ciências Sociais; operadores do Direito; profissionais da saúde e gestores de serviços e sistemas de saúde.

Clique no link para saber mais sobre as nove revistas científicas com acesso aberto disponíveis no Portal de Periódicos. Assista aqui.

 

 

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.