Brasil
Acesso à Informação

Visa em Debate está disponível online

09/06/2016

Na nova edição, artigos e análises sobre controle de vetores, uso de repelentes por grávidas, inovação farmacêutica e regulação de nanotecnologias

Por INCQS/Fiocruz | Foto: Rodrigo Mexas e Raquel Portugal

Artigo trata da eficácia e segurança de repelentes na gravidez


Já está disponível a nova edição da revista Visa em Debate (vol. 4, n. 2, 2016), que traz artigos e análises relacionados a inovação farmacêutica, nanotecnologia e controle de vetores, abordando especificamente o mosquito Aedes aegypti.

O artigo de revisão Repelentes de mosquitos, eficácia para prevenção de doenças e segurança do uso na gravidez, debate as evidências da segurança do uso desses produtos na gravidez e traz informações disponíveis sobre a eficácia dos repelentes mais comumente empregados.

Visa em Debate conta ainda com um relato de experiência exitosa sobre o controle do Aedes aegypti, sem uso de veneno, no município de Pedra Branca, no sertão do Ceará. A experiência adquirida no município se contrapõe ao modelo hegemônico de controle vetorial químico e mostra a eficiência das ações de controle, destacando a articulação intersetorial e o envolvimento comunitário, bem como o compromisso dos gestores do município.

Os leitores também podem conferir temas como obstáculos à inovação em instituições públicas da área farmacêutica no Brasil e a regulação das nanotecnologias. No segundo caso, o artigo oferece uma visão das estratégias utilizadas nos Estados Unidos e na Europa, quanto aos riscos à saúde e ao ambiente, assim como à normalização dos critérios para comercialização, contribuindo com subsídios para a elaboração de uma agenda nacional apropriada. 

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.