Brasil
Acesso à Informação

Visa debate internacionalização

No dia 5 de agosto, aniversário de Oswaldo Cruz e Dia Nacional da Vigilância Sanitária, destacamos o editorial da revista sobre integração, cooperação e produção de conhecimento científico na América do Sul

05/08/2017
Por Flávia Lobato (Portal de Periódicos Fiocruz)

O dia 5 de agosto, aniversário de nascimento de Oswaldo Cruz - idealizador da Fundação que leva seu nome (Fiocruz), cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e um dos maiores sanitaristas brasileiros - é também o Dia Nacional da Vigilância Sanitária. Como não podia deixar de ser, o Portal de Periódicos Fiocruz dá destaque à revista Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Visa em Debate), publicação trimestral online editada pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), que conta com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em sua atual edição (vol. 5, n. 2, maio/2017), o periódico traz o editorial Vigilância Sanitária na América do Sul: perspectivas para integração, cooperação e produção de conhecimento científico. Assinado pelo editor assistente da Visa em Debate, Eduardo Hage Carmo, o texto aborda o desafio de disseminar conhecimento na área por meio da publicação científica. O que deve ser discutido localmente e o que deve ser internacionalizado?
 
O editor conta que há dois temas urgentes para a articulação de países sul-americanos: a resistência antimicrobiana e a avaliação de tecnologias em saúde (medicamentos, equipamentos e produtos para a saúde). Segundo Hage, "a partir da definição de áreas prioritárias para análise e atuação conjunta dos países, é possível ampliar e fortalecer o campo da vigilância sanitária na região sul-americana, oferecendo uma maior proteção à sua população. Da mesma forma, os estudos e investigações que identifiquem essas lacunas, bem como apontem soluções para a superação desses desafios, são essenciais".
 
Neste sentido, Hage lembra que as publicações científicas dedicadas à vigilância em saúde na região sul-americana cumprem o importante papel de estimular a produção e o intercâmbio de conhecimentos entre a comunidade científica e os diversos atores da prática de vigilância sanitária: "Assim, a revista Visa em Debate, na sua recente iniciativa de internacionalização, com a abertura para adoção de membros do Corpo Editorial de outros países sul-americanos e a recepção de artigos em outros idiomas (com tradução para o idioma inglês), ao mesmo tempo em que será fundamental para o seu crescimento, poderá contribuir para torná-la um espaço de discussão dos temas de vigilância sanitária na América do Sul".
 
Acesse, aqui, no Portal, o editorial completo e também outros conteúdos relacionados à vigilância sanitária, como os vídeos: Fiocruz e vigilância sanitária e Principais razões não técnicas para o indeferimento de registro de medicamentos.
 
 
 
 
 

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.